Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

@Verdade online: Africanito: Uma festa de futebol de formação

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Africanito: Uma festa de futebol de formação
Jan 29th 2013, 14:50

Foram encontrados no último fim-de-semana (26 e 27) as quatro equipas semi-finalistas do torneio infanto-juvenil entre os bairros da capital do país, Maputo, denominado por Africanito, uma réplica em miniatura do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Trata-se das equipas do Níger, da África do Sul, da Etiópia e da Costa do Marfim. Foi um arranque do campeonato que contou com um total de 16 equipas, em representação a igual número de bairros da capital do país.

Os jogos referentes à fase de grupos e dos quartos-de-final decorreram nos dois dias do passado fim-de-semana em três campos da capital, nomeadamente Cape-Cape, Mafalala e de Hulene.

Em jogos do grupo A, a equipa do Marrocos em representação do bairro do Aeroporto, não mediu esforços e goleou a Angola da Inhambaneze por 4 a 0. A África do Sul por sua vez, do bairro de Chamanculo, decepcionou o seu público ao consentir um empate a três golos diante da equipa do bairro Luís Cabral, Cabo Verde desta competição, depois de estar a vencer por 3 a 1 ao intervalo.

Foi preciso recorrer-se à marcação de grandes penalidades para que a justiça fosse reposta, vencendo a África do Sul por 5 a 4. Já no grupo B, a equipa do bairro George Dimitrov (Níger), curiosamente a vencedora da edição 2012/2013 do torneio infato-juvenil da cidade de Maputo, vulgo Bebec, derrotou de forma categórica o Mali (Malanga) por dois a zero.

O finalista vencido daquele torneio, a equipa da Munhuana designada por Gana nesta prova, recorreu à marcação de grandes penalidades para derrotar a República Democrática de Congo por 4 a 3, após empate a um golo no período regular.

Já no campo da Mafalala, a Zâmbia do bairro de Minkadjuine venceu a Etiópia da Mafalala pelo escasso resultado de um a zero, enquanto a Burkina Fasso da Sommerchield venceu a Nigéria do bairro da Polana Cimento por 3 a 1, em jogos do grupo C.

No grupo D a Costa de Marfim qualificou-se para os quartos-de-final após derrotar o Togo por 2 a 0, enquanto a Tunísia após o nulo registado na etapa regular, venceu na marcação de grandes penalidades a Argélia por 5 a 3.

Quartos-de-final de muito bom futebol

Já nos quartos-de-final, as equipas vencedoras de cada grupo defrontaram-se entre si, à busca de um lugar nas meias-finais. O primeiro jogo colocou frente a frente o Gana e o Níger, com esta última a sagrar-se vencedora por 2 a 0.

A África do Sul, por sua vez, suou bastante para eliminar o Marrocos por 2 a 1, enquanto a Etiópia recorreu à marcação de grandes penalidades para derrotar a Nigéria por 2 a 0, após o nulo que se observou na etapa regulamentar. A Costa do Marfim foi a última equipa que marcou presença nas meias-finais após derrotar a Tunísia por 1 a 0.

De referir que os jogos das meias-finais estão marcados para o próximo sábado, a partir das 8 horas no Campo do Zixaxa, obedecendo o seguinte calendário:

África do Sul – Nigéria

Costa de Marfim – Níger

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário