Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

@Verdade online: Alfândegas de Moçambique com problemas de transição

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Alfândegas de Moçambique com problemas de transição
Jan 10th 2013, 10:07

A arrecadação da receita fiscal pelas Alfândegas de Moçambique situou-se abaixo do programado para o primeiro semestre de 2012, situação originada pelo surgimento de "problemas de transição inesperados" resultantes da introdução da Janela Única Electrónica (JUE) para transacções de comércio externo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Porém, e segundo ainda o FMI, as receitas aduaneiras começaram a aumentar desde Junho de 2012 e em Setembro último foi arrecadada "uma receita extraordinária inesperada de ganhos de capital de cerca de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB)", realça aquela instituição financeira internacional, dando explicações detalhadas ao Correio da manhã sobre o desempenho da economia moçambicana registado até Junho de 2012.

Na altura foram colectados cerca de 176 milhões de dólares norte-americanos provenientes da venda de acções de um projecto de produção de gás natural a investidores privados moçambicanos e expatriados.

Como resultado, "o incumprimento da meta da receita em Junho foi mais que compensado e a mesma foi largamente cumprida no final de Setembro", detalha o FMI, sublinhando que o crédito líquido ao Governo que tinha sido programado para finais de Junho último era de 112 milhões de dólares "e o que foi de facto observado foi que o mesmo foi ultrapassado para 1,900 milhões de dólares", avança a nota explicativa do FMI.

Refira-se, entretanto, que o Conselho de Administração do FMI elogiou, no seu mais recente comunicado, Moçambique por ter cumprido todos os critérios de avaliação para o final de Junho de 2012, com excepção da "ultrapassagem temporária do limite do crédito líquido ao Governo".

A nota do FMI sublinha que a execução prudente do orçamento de 2012 contribuiu para um conjunto de políticas judiciosas que estimularam a estabilidade económica mesmo face às incertezas no plano internacional.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário