Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

@Verdade online: Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas
Jan 23rd 2013, 12:46

Haverá eleições municipais em Novembro de 2013 e eleições nacionais em Outubro de 2014, depois de, finalmente, a 12 e 14 de Dezembro de 2012, terem sido aprovadas pela Assembleia da República as alterações às leis eleitorais. Além duma ligeira melhoria na transparência e duma prevenção mais rigorosa da fraude, a maioria das alterações servem para clarificar áreas confusas das leis anteriores e as mudanças são mínimas.

O calendário é muito apertado. Tem de ser nomeada uma nova CNE (Comissão Nacional de Eleições) e anunciadas em Abril as datas tanto para as eleições de 2013 como de 2014. A actual CNE mantém-se em funcionamento e pode fazer o trabalho preparatório para estabelecer as datas e organizar os novos cadernos eleitorais.

O pacote contem duas concessões à comunidade internacional como resposta à "greve" dos doadores do início de 2010 que, por sua vez, foi desencadeada por aquilo que foi considerado arrogância e má conduta por parte da CNE.

A primeira concessão é que a observação independente, a partir de agora incluida na lei, dá menos poderes à CNE para criar obstáculos aos observadores. Os observadores internacionais passam a poder solicitar a sua participação e não precisam de ser convidados pela CNE.

A segunda concessão é que o novo pacote é simplesmente uma revisão das leis eleitorais de 2007 e 2008, mantendo leis separadas para a CNE, eleições legislativas nacionais, eleições provinciais, eleições municipais e registo.

O CC (Conselho Constitucional), depois das eleições de 2009 criticou duramente a "multiplicidade de leis eleitorais" por serem contraditórias e difíceis de interpretar. Fez um apelo para que fosse feita uma revisão completa das leis e criado um "Código Eleitoral" simplificado e racionalizado. (Ver Boletim 44) A sociedade civil deu início a planos para audições públicas sobre uma proposta de um código eleitoral novo.

Os doadores entretanto pensaram que seria mais rápido se o governo ignorasse a sociedade civil e o Conselho Constitucional e fizessem simplesmente uma revisão das leis antigas, e fizeram disto a sua principal reivindicação como contrapartida para porem fim ao boicote e retomarem o apoio ao orçamento. (Ver Boletim 46) O Governo concordou.

Mas afinal isto não acelerou nada, porque a aprovação demorou até às vésperas do Natal e obrigou a que as eleições autárquicas deste ano tenham de ser adiadas um mês. Além disso, muitos dos problemas e inconsistências do antigo pacote eleitoral, persistem.

As eleições municipais deste ano serão realizadas em 43 municípios e destinam-se a eleger o Presidente do Conselho Municipal e a Assembleia Municipal. Estes municípios incluem um terço da população de Moçambique.

As eleições legislativas nacionais em Outubro de próximo ano destinam-se a eleger o Presidente da República, os deputados para a Assembleia da República, e as assembleias provinciais.

Todas as assembleias são eleitas por representação proporcional num sistema de listas. Só os partidos registados podem apresentar listas para a AR, mas são permitidas as listas de cidadãos independentes para assembleias municipais e provinciais.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário