Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

@Verdade online: CAN 2013: arranca este sábado na África do Sul

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
CAN 2013: arranca este sábado na África do Sul
Jan 17th 2013, 06:31

Arranca este sábado (19), até 10 de Fevereiro próximo, na África do Sul, a 29ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN). É a segunda vez que aquele país acolhe o certame. A primeira foi em 1996 e venceu. Esta edição deveria ter lugar na Líbia, mas os acontecimentos que fustigaram aquele país e culminaram com o derrube e morte de Muhamar Khadafi, obrigou a Confederação Africana de Futebol (CAF) a transferir o evento para a terra do rand.

Participam 16 selecções, das quais os Tubarões Azuis, ou seja, a selecção nacional de futebol de Cabo Verde, participa pela primeira vez. Os Camarões, também conhecidos por Leões Indomáveis, são os grandes ausentes.

Será a primeira vez que o evento acontece em anos ímpares. A próxima edição do CAN terá lugar em Marrocos, em 2015.

Transporte garantido

A agência sul-africana de Passageiros dos Caminhos de Ferro (PRASA), assinou um acordo com a CAF e com o Comité Organizador (LOC) para ser o transportador dos simpatizantes da 29ª edição do CAN 2013. O serviço estará disponível apenas na abertura e no enceramento do torneio, isto é, nos dias 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro.

O assentimento entre as partes preconiza a disponibilização de comboios para transportar gratuitamente os adeptos e os fãs de diferentes equipas, entre as cidades metropolitanas de Gauteng e KwaZulu-Natal. O transporte é somente válido para torcedores com bilhetes, oficiais e jornalistas devidamente acreditados para cobrir a grande festa desportiva africana.

Na província de Gauteng, a PRASA disponibilizará 20 comboios que deslocar-se-ão ao Estádio Nacional, provenientes de Pretória, Joanesburgo, Soweto e Vereeniging. O terminal será a Estação de Nasrec.

Para a província do KwaZulu-Natal, os adeptos do futebol terão acesso a 26 comboios, que partirão do suborbio de uMlazie KwaMashu até o Estádio Moses Mabhida. Cada locomotiva tem capacidade para transportar cerca de dois mil passageiros e os 40 mil para os diferentes estádios que irão acolher os jogos.

Acordo que irá superlotar os estádios

O presidente do Conselho de Administração do Comité Organizador Local do CAN, Mvuzu Mbebe, o acordo assinado com a PRASA vai permitir a superlotação dos estádios. O sistema de transporte beneficiará grande parte de adeptos do futebol porque sem este serviço experimentariam dificuldades para se deslocar aos estádios e no regresso às suas casas.

De acordo com o secretário-geral da CAF, Hicham El Amrani, até esta terça-feira (15) os bilhetes disponibilizados para o jogo de abertura haviam sido liquidados. Foram disponibilizados mais três mil bilhetes.

Refira-se que a abertura oficial do certame está marcada para as 15 horas. Músicos provenientes de vários países africanos, com destaque para o sul-africano Ringo, irão actuar. Mais tarde, às 18 horas, a anfitriã África do Sul irá medir forças com o extreante Cabo Verde. Às 21 horas a Angola vai defrontar o Marrocos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário