Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

@Verdade online: Chineses vão injectar USD 500 milhões para criação de zona franca da Beira

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Chineses vão injectar USD 500 milhões para criação de zona franca da Beira
Jan 22nd 2013, 07:58

Cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos deverão ser aplicados por investidores chineses com vista a viabilizar o projecto de criação de uma zona franca na cidade da Beira.

O projecto foi aprovado pelo Governo moçambicano em 2012, segundo o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), assegurando estarem já disponíveis 217 hectares para a implementação da iniciativa.

O empreendimento dos chineses deverá denominar-se Zona Económica Especial de Manga-Mungassa e estará integrado no recém-criado Corredor de Desenvolvimento Agrícola da Beira destinado à expansão do sistema de irrigação e financiar empresas agrícolas em estágio inicial.

A implementação do projecto pela companhia chinesa Dingsheng International Investiment deverá compreender a construção de armazéns para mercadorias, empreendimentos turísticos e instalação de unidades industriais, segundo ainda aquela instituição, acrescentando que a sua viabilização visa haver um maior aproveitamento das oportunidades de negócios no Corredor de Desenvolvimento da Beira.

Beluluane & Nacala

Para além daquela iniciativa, está também em curso um processo de negociação de três novos projectos de investimentos para a Zona Económica Especial de Nacala, na província de Nampula, e no Parque Industrial de Beluluane, em Maputo.

Sem avançar pormenores sobre o assunto, o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado realça, entretanto, que os três empreendimentos representarão um investimento de cerca de cinco biliões de dólares norte-americanos.

Refira-se que alguns sectores da sociedade civil moçambicana têm vindo a criticar a criação de zonas francas no país devido à alegada concessão excessiva de incentivos fiscais a empresas estrangeiras de grande dimensão que elegem Moçambique para o desenvolvimento das suas actividades produtivas.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário