Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

@Verdade online: Chuva continua a desalojar em Gaza

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Chuva continua a desalojar em Gaza
Jan 29th 2013, 21:50

A província de Gaza, Sul de Moçambique, continua a ser fustigada pela cheias e, consequentemente, o número de centros de acomodação aumenta assim como as vítimas. Neste momento, há 26 acomodações que acolhem 138.597 pessoas. Pelo menos 41 pessoas perderam a vida, segundo informações avançadas esta terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

A porta-voz do INGC, Rita Almeida, disse que os níveis das bacias hidrográficas continuam elevados, principalmente os de Zambeze, Pungué, Inkomati, Limpopo e Maputo.

Enquanto isso, ainda há muita gente que deve ser evacuada dos distritos de Chókwè, Guijá e Chiqualaquala para as zonas seguras. As operações nesse sentido estão em curso através de helicópteros porque o acesso àqueles pontos é difícil por via terrestre e de embarcações.

O mesmo acontece em relação a Chigubo e Massangena. Relativamente à cidade de Chókwè, segundo a fonte, a população já começou retornar para as suas residências. 100 homens das Forças Armadas da Defesa de Moçambique foram destacados para auxiliar o Conselho Municipal na limpeza da urbe.

A corrente eléctrica foi restabelecida, bem como o abastecimento de água que estava interrompido. Rita Almeida referiu que os 120 milhões de meticais alocados ao Plano Nacional de Contingência para mitigar os efeitos das calamidades naturais esgotaram.

O Governo lançou apelo à comunidade internacional, parceiros de cooperação e singulares para que prestam o seu apoio.

Neste momento, as grandes necessidades das vítimas estão relacionadas com a insuficiência de tendas, tanques de água, cobertores, redes mosquiteiras, produtos alimentares, material escolar, vestuário e medicamentos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário