Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

@Verdade online: Desporto em Nampula sem infra-estruturas

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Desporto em Nampula sem infra-estruturas
Jan 24th 2013, 15:09

A cidade de Nampula enfrenta sérios problemas no tocante a infra-estruturas desportivas, facto que tem influído de forma negativa na massificação de algumas modalidades, ainda que haja vontade por parte dos promotores de ver o problema resolvido. A situação é mais gritante nas zonas suburbanas, onde é visível a inexistência de campos para a prática do desporto.

Das poucas infra-estruturas existentes até ao início do actual mandato de Castro Namuaca, edil de Nampula, algumas, de noite para dia, transformaram-se em mercados, e outras foram cedidas a terceiros para a construção de habitações, centros turísticos, mesquitas, estabelecimentos comerciais, etc.

Hoje, os bairros existentes na cidade de Nampula não dispõem de espaços para a prática de desporto, sobretudo para o futebol, onde, em tempos idos, quase todos tinham campos, facto que permitiu o surgimento de vários talentos que marcaram a história do futebol moçambicano, com destaque para Paulito, Babai, Duda, Zé Augusto, Mabero, Rui Évora, Aly e Sataca.

Por outro lado, persiste ainda uma manifesta invasão dos campos por parte da população, que constrói residências ou transforma-os em mercados, com a conivência de alguns secretários de bairros e quadros seniores do município.

No que diz respeito às zonas de expansão, o cenário não é diferente, embora existam, de forma isolada, áreas para a prática de actividades desportivas. Aliás, dos planos de ordenamento territorial lançados até finais de 2011, apenas o bairro de Marrere-expansão é que incluiu zonas para tal.

Os amantes de modalidades que são praticadas em pavilhões como o são os casos do basquetebol, andebol, patinagem e futsal, só podem recorrer ao Clube Ferroviário de Nampula, que possui dois espaços, nomeadamente o Pavilhão dos Desportos e o Campo Polivalente, vulgarmente conhecido por Campo Velho. Todavia, existem outras infra-estruturas deste tipo, como, por exemplo, o campo da Escola Secundária de Muatala, bem como o próprio Campo Verde do Conselho Municipal.

"O governo provincial nunca se mostrou disponível para a resolução deste problema", João Salatiel, presidente da associação provincial de voleibol

Contactados pelo @Verdade, alguns desportistas, com particular atenção aos da modalidade de salão, confessaram ser quase impossível a utilização dos locais acima mencionados devido à burocracia. João Salatiel, presidente da Associação Provincial de Voleibol, a única modalidade que honrou a província com a conquista do Campeonato Regional da Zona 6, mostrou-se indignado com a situação precária a que Nampula está votada.

"Temos muitos problemas para praticar o voleibol em Nampula, sobretudo quando se trata de massificação. Por falta de campo, somos obrigados a recorrer ao Salão Verde do Conselho Municipal de Nampula, que nem sempre tem estado à disposição devido ao facto de acolher diversas cerimónias da edilidade.

O campo da Escola de Muatala, por sua vez, nos obriga a ter transporte de modo a movimentar os atletas e técnicos até lá" disse a fonte, para a seguir acrescentar que "a equipa da Autoridade Tributária, aquela que vai representar o país no Campeonato Africano de Egipto, só para treinar, os atletas e a equipa técnica são obrigados a deslocar-se todas as semanas à vila de Namialo, que dista cerca de 90 quilómetros da cidade capital, cujo transporte é pago pelos próprios atletas".

Salatiel afirmou ainda que "tentámos várias vezes entrar em contacto com o governo provincial, através da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, no sentido de prestar algum apoio, através do Fundo de Promoção Desportiva, ou mesmo uma intervenção para que seja possível a utilização do Pavilhão dos Desportos, mas debalde. Ele nunca se mostrou disponível".

"Os clubes só priorizam o futebol",

Carlos Tomo, basquetebolista Por sua vez, Carlos Tomo, basquetebolista, revelou que a falta de infra-estruturas desportivas na cidade de Nampula "é agravada pelo facto de alguns clubes históricos da província, com destaque para o Benfica e Sporting, estarem apenas a dar prioridade ao futebol, relegando para último plano as modalidades de salão". Aliás, eles dispõem de campos para a prática do desporto de salão, faltando apenas efectuar algumas obras de reabilitação.

"Temos sérios problemas de campos de basquetebol. Os poucos salões existentes não têm tabelas e outros precisam de intervenções profundas. O Pavilhão dos Desportos é o único local com condições para a realização de competições, porém, para a nossa tristeza, tem sido ocupado para eventos que só geram receitas para o município.

Por outro lado, sentimos que não há abertura do governo provincial para massificar o basquetebol, a partir da própria Direcção Provincial de Juventude e Desportos, que por várias vezes recusou falar sobre o assunto", declarou ao @Verdade Carlos Tomo, para a seguir sentenciar: "Não vamos acabar com o basquetebol, continuaremos a explorar os poucos recursos de que dispomos para tornar esta modalidade possível".

Importa referir que, ainda neste ano, a cidade de Nampula ficou com menos duas infra-estruturas desportivas, nomeadamente o campo polivalente de Napipine, que acolhia actividades de massificação para as modalidades de salão, e o campo de futebol (de onze) do Bairro de Muatala. Os referidos recintos ficaram parcialmente destruídos devido às intensas chuvas que se fazem sentir um pouco por todo o país.

O Centro Hípico, localizado algures do bairro de Carrupeia, propriedade da Polícia da República de Moçambique, foi encerrado e transformado em centro policial, enquanto o campo de treino da extinta equipa do Estrela Vermelha tem sido "engolido" por construções de barracas.

Campo Municipal sem condições para acolher provas de alta competição

O único campo municipal de que a edilidade dispõe, o Estádio 25 de Setembro, que acolhe as provas de atletismo, encontra-se em elevado estado de degradação e sem condições para receber qualquer que seja a prova de alta competição. Ainda assim, porque "na falta do melhor o pior serve", como diz o adágio, o mesmo recinto tem sido palco do Campeonato Provincial de Futebol, vulgo Nampulense, e algumas provas de atletismo.

Num passado recente, o próprio município surgiu publicamente a revelar que dos estudos feitos com vista à reabilitação desta infra- -estrutura desportiva, ficou concluído que o custo ultrapassava a sua capacidade, tendo deliberado, no lugar de uma reabilitação, a entrega daquele espaço em troca da construção de um novo estádio.

Obras de construção do novo campo municipal a meio gás

No acto do trespasse do Estádio 25 de Setembro ao Grupo Royal Plastics, foi lançada em Agosto de 2010 a primeira pedra para a construção do novo campo municipal, localizado a cerca de 10 quilómetros da cidade de Nampula, na estrada que liga Nampula aos distritos de Angoche e Moma. Na verdade, as obras só arrancaram noventa dias depois, cujo término estava previsto para Agosto de 2012.

A inauguração estava marcada para 22 de Agosto do ano passado, nas festividades do dia da cidade, evento que não chegou a acontecer. Na visita efectuada pela nossa equipa de reportagem ao local, ficou claro que está apenas concluído o campo polivalente, decorrendo, neste momento, obras de acabamento da tribuna de honra, bancadas, balneários, restaurantes e do parque de estacionamento.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário