Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

@Verdade online: Esgoto da Vila Olímpica cria descontentamento no Zimpeto

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Esgoto da Vila Olímpica cria descontentamento no Zimpeto
Jan 9th 2013, 08:49

A tubagem que drena água dos esgotos da Vila Olímpica ao Rio Malauze, atravessando a Estrada Nacional No. 1 (EN1), no bairro do Zimpeto, na capital moçambicana, está entupida e, consequentemente, expele águas negras que exalam um cheiro nauseabundo pelas redondezas.

A referida tubagem é feita de anilhas ligadas umas das outras. Os moradores, ou seja, os vizinhos da Vila Olímpica no Zimpeto, incluindo algumas empresas instaladas nas imediações e utentes da EN1, manifestaram a sua indignação ao @Verdade. Segundo eles, a situação está a causar-lhes um mal-estar. Não se fica à vontade.

Enquanto o cheiro asqueroso rebenta pelas costuras, as águas negras galgam uma parte da estrada e bermas e vezes sem conta terminam nos quintais alheios, como é do que acontece com uma das empresas que operam no local, a FerroMoçambique.

Segundo os nossos entrevistados, há meses que o problema prevalece e ninguém, até agora, se dignou a resolvê-lo. A saúde pública está cheque. Para os transeuntes é complicado transitar de uma berma para outra.

Hortêncio Mate, é jardineiro da empresa FerroMoçambique situada logo enfrente ao local do rompimento. Disse que aquela situação tem criado um desconforto porque para além de deixar o pátio alagado, a água é fétida. Nos dias chuvosos invade os armazéns da empresa arrastando consigo arreia e outros objectos. Tudo vira um caos.

"O nosso recinto transforma-se numa autêntica lixeira. Somos obrigados a fazer um trabalho redobrado porque a água entra até aos armazéns uma vez que as nossas sarjetas estão entupidas pela areia que é arrastada".

A direção da FerroMoçambique, de acordo com Mate, já contactou os residentes do Vila Olímpica no sentido de ajudarem na resolução do problema mas até este momento nada a respeito foi feito.

Jorge Eduardo é morador do bairro do Zimpeto, nas imediações daquele condomínio. Pede a quem é de direito para reparar a tubagem que origina a situação porque a população passa mal. No passado houve alguma intervenção mas volvidos alguns dias tudo voltou à estaca zero.

Entretanto, a nossa reportagem apurou que localmente está em construção um sistema de drenagem que deverá resolver o problema aqui relatado. As obras estão a cargo da construtora CETA. Esta escusou-se de nos prestar qualquer tipo de informação sobre o assunto alegadamente porque não tem permissão para o efeito.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário