Pesquisar neste blogue

domingo, 20 de janeiro de 2013

@Verdade online: Guebuzaismo-pagão

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Guebuzaismo-pagão
Jan 20th 2013, 13:43

Nos últimos dias, os múltiplos cultos públicos do Guebuzaismo-pagão já começam a atingir a raia do ridículo. Mais do que a generalizada busca incessante pela satisfação do insaciável estômago, ajeitando a gravata do chefe de Estado. Há, hoje, generalizada idolatria ao todo financeira e economicamente poderoso Presidente da República, $enhor Armando Guebuza que hoje completa 70 anos de idade.

A situação é, sem dúvida, tão nacional e apresenta-se tão furiosa que a sensatez e a vergonha na cara tendem a desaparecer das práticas de alguns moçambicanos. Diga-se em abono da verdade, como moçambicanos o que mais nos têm faltado - e que vai ficando bem à vista a cada dia que se levanta – é a Consciência e a Graça, algo que deveria fazer corar de vergonha a todos nós.

A televisão pública, TVM, é exemplo mais acabado de uma máquina de estupidificação da sociedade moçambicana. Fazendo o usufruto dos nossos impostos, condena milhares de moçambicanos a assistirem ao (péssimo) espectáculo de culto de personalidade. O que mais intriga nessa história não é o mau serviço prestado por aquela estação televisiva que de pública só tem os nossos impostos e nem a festa de aniversário "patrocinado" pelo suor e sangue do povo, porém, o deprimente exercício de louvores ao $enhor Presidente da República.

Não temos nada contra a celebração de uma festa de aniversário. Aliás, nem é de bom tom impedir que as pessoas celebrem uma data tão importante como o dia do seu nascimento. Porém, quando tal aniversário invade a casa de pessoas comuns e que pagam impostos, por via de uma televisão que é suposto prestar informação de interesse público, as coisas mudam de figura. Ou seja, essa transmissão nada mais é do que um convite e, por via disso, a nossa apreciação é legítima. Ainda mais quando o aniversariante é nada mais nada menos do que Armando Guebuza, o filho mais querido da Nação.

A transmissão em directo do aniversário do chefe do Estado é o maior erro televisivo da história do país, sobretudo numa altura em que famílias choram pela perda dos seus bens no país inteiro.

A Televisão de Moçambique não para de surpreender e com esse gesto genuflexivo, quanto baste, deixou de pertencer aos órgãos esquisitos estilo AIM e Notícias. A TVM é um perigo público. Fornicou a informação do interesse público para prestar louvores rasgados ao filho mais querido da Nação. A TVM é um órgão de informação criminoso. Devia ser banida.

Contudo, pior do que o comportamento da TVM é a figura de um sisentinho da auto-estima que, nas redes sociais, tenta defender a legitimidade da festança. Isso, meu caro, nunca esteve em causa. Guebuza tem o direito e a obrigação de festejar o seu aniversário. O que não pode acontecer e nem deve ser aceite, de forma alguma, é a transmissão gratuita do descaso que tem pelo povo.

Este defende Guebuza e diz que a festa tinha de ser televisionada. Não fala do momento em que isso ocorre e da mensagem que pode passar aos vândalos deste país toda aquela pomposidade. Não sabemos se essa defesa denota a sua natureza camaleónica e antecipa o seu carácter egoísta e escovinha, tão vincado naquilo que procura defender. Sabemos, contudo, que o culambismo nacional tão em voga ao redor de quem tem o poder, tem por patologia o não perceber nada do que diz e, como muito gente, o querer defender o indefensável.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário