Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

@Verdade online: Inclusão social: cegos querem mais livros em Braille

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Inclusão social: cegos querem mais livros em Braille
Jan 7th 2013, 10:35

A Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO) reclama a fraca disponibilidade de livros em "braille" no país, e alerta o Governo para a necessidade de adquirir mais material escolar para os alunos com cegueira.

O reforço com mais meios didácticos visa fundamentalmente garantir não apenas a integração social dos alunos com cegueira, mas também melhor aproveitamento pedagógico.

A afirmação foi feita pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral daquela agremiação a nível da Cidade e província de Maputo, Sérgio da Conceição, durante as celebrações do Dia Mundial do Braille, que foi assinalado Sexta-feira.

A celebração da efeméride decorreu sob o lema "O Braille é o Único Caminho para a Inclusão Social da Pessoa Cega" e para materializar o princípio, a ACAMO pretende contribuir à formação de uma sociedade sem discriminação, onde é cada vez mais possível a integração dos cegos.

Sérgio da Conceição apontou, a título de exemplo, o facto de existirem no país inteiro apenas 40 exemplares da Constituição da República, lei fundamental moçambicana, em braille como sinal claro da escassa disponibilidade de material livresco, facto que reduz a possibilidade de os cegos conhecerem os seus direitos e deveres.

"Queremos alertar às autoridades para que preparem atempadamente os livros apropriados. Lamentamos o facto de o uso do alfabeto para os cegos no país ser ainda bastante reduzido. Não existem livros em braille, no País", indicou a fonte.

O método de Braille constituiu um forte mecanismo de apoio as pessoas com deficiência visual, pois permite desenvolver várias actividades como leitura, integração profissional, música, laser entre outras.

O sistema de escrita foi inventado pelo francês Louis Braille, que ficou cego logo aos três anos de vida e veio a falecer, em Paris, em 1852, quando tinha 43 anos de idade.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário