Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

@Verdade online: Mais de 90% dos médicos aderiram à greve, que esta 3ªfeira continua em Moçambique

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Mais de 90% dos médicos aderiram à greve, que esta 3ªfeira continua em Moçambique
Jan 7th 2013, 20:07

Dos 1.200 médicos filiados à Associação Médica de Moçambique (AMM), dos quais 987 assinaram a carta de adesão à greve observada esta segunda-feira (07), à escala nacional, 908 não se apresentaram aos seus postos de trabalho. A AMM reafirma que a greve continua esta terça-feira (08) e só irá terminar quando o Governo ceder em relação às exigências dos médicos.

Neste momento, a "batalha" da classe médica é dobrar o Governo e fazê-lo aprovar um salário básico acima dos 20 mil meticais propostos na primeira ronda de negociações, em Dezembro passado.

Para além de outras exigências, o que precipitou a greve foi o facto de o Governo ter apresentado, em Dezembro passado, um salário básico de 20 mil meticais para os médicos e, contra as suas expectativas, a 03 de Janeiro corrente, a meio das negociacões, ter avançado uma outra proposta salarial de 18 mil meticais, o que "ofendeu a dignidade" da classe. Estes recusaram o valor na hora alegando que estava desajustado com o tipo de trabalho que fazem.

Relativamente à repercussão da greve, em todos os hospitais do país só os serviços de urgência não ficaram paralisados porque são os únicos que não estavam abrangidos.

Em Nampula, por exemplo, o @Verdade fez uma ronda pelos hospitais locais e constatou que um número considerável de médicos ficou em casa. Somente os médicos afectos aos centros de saúde não aderiram à greve porque ocupam cargos de chefia e temem represálias das hierarquias. O Hospital Geral de Marrere, arredores da cidade, nenhum médico fez-se presente no seu posto de trabalho.

No Hospital Central de Nampula (HCN), a maior da região Norte do país, a ausência dos médicos se fez sentir bastante nos departamentos de ortopedia, pediatria, medicina, cirurgia, obstetrícia e ginecologia. O director-geral do HCN, Moisés Alberto Lopes, confirmou a situação e desdramatizou-a afirmando que não teve implicações graves no atendimento aos utentes porque foram tomadas medidas cautelares a tempo. Houve movimentação do pessoal nos postos deixados vagos pelos grevistas para garantir o decurso normal dos trabalhos, principalmente, nas consultas externas e enfermarias.

Num contacto telefónico com o director Provincial de Saúde de Nampula, Mahomed Riaz, o @Verdade ficou a saber a greve faz-se sentir tanto na cidade de Nampula em relação aos distritos, onde o trabalho decorrem sem casos alarmantes. No Hospital Geral de Mavalane, em Maputo, segundo a directora do Banco de Socorros, Edna Nhampalele, disse ao @Verdade que os serviços externos e todas as enfermarias funcionaram apenas com os enfermeiros.

Entretanto no Hospital provincial de Quelimane médicos estrangeiros, de nacionalidade norte-coreana e cubana, asseguraram o funcionamento da maior unidade Hospitalar da província da Zambézia.

Em Maputo médicos aposentados e outros que já não desempenham funções nas Unidades Hospitalares foram mobilizados para garantir os serviços clínicos nos Hospitais Central, José Macamo e Mavalene.

Médicos do Hospital Militar foram também destacados para apoiarem o tratamento de doentes nas maiores unidades hospitalares de Moçambique.

Informações na posse do @Verdade dão conta que no distrito de Moamba a administradora local mobilizou alguns agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) e andou de casa em casa para mandar os médicos irem, compulsivamente, trabalhar. Obedecerem, mas chegados aos postos trabalho ficaram de braços cruzados.

Em Inhambane, o Secretário Permanente local usou também da sua influência política e fez uma rusga pelas casas obrigando os médicos a se presentarem nas unidades sanitárias.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário