Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

@Verdade online: Mais quatro Distritos cobertos pela rede bancária

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Mais quatro Distritos cobertos pela rede bancária
Jan 10th 2013, 10:28

A rede bancária em Moçambique estendeu-se para mais quatro distritos do país durante o ano passado, totalizando 62 "pólos de desenvolvimento" cobertos por serviços bancários ao nível nacional.

Moçambique conta com 128 distritos e esse alargamento da rede bancária contribuiu para que a taxa de cobertura nacional aumentasse de 45.3 por cento em 2011 para 48,4 por cento no ano passado.

A rede bancária tem estado a expandir-se no país, sendo que, em 2007, o sistema cobria apenas 28 distritos, número que subiu para 58 em 2011.

Segundo dados do Banco de Moçambique, durante o ano passado, entraram em funcionamento 19 novas instituições de microcrédito e foram abertos 39 novos balcões de bancos, contribuindo para um total de 479 em funcionamento em 2012.

O Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, disse que a resposta à necessidade de serviços financeiros por parte da população é inadiável e apelou as instituições financeiras que operam no país a se expandirem para mais zonas do país.

"Ainda que reconheçamos e saudemos o esforço realizado pelas instituições de crédito neste domínio, não restam dúvidas que muito há por realizar, pois a demanda de serviços financeiros pela nossa população é inadiável, impondo-se a necessidade de expansão para mais lugares do nosso vasto território, onde as populações produzem riqueza e carecem do apoio da banca, quer para o depósito das suas poupanças, quer para o investimento", defendeu Gove, no seu discurso de encerramento do ano económico 2012.

Em 2007, o Banco Central lançou um plano de expansão dos bancos e dos serviços financeiros às regiões rurais. Gove referiu que em parceria com as instituições de crédito, a instituição que dirige vai prosseguir, em 2013, o esforço de bancarização da economia nacional.

Por outro lado, segundo Gove, o Banco de Moçambique vai continuar com a modernização do sistema nacional de pagamentos e a busca de preçários dos serviços financeiros, mais competitivos e transparentes.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário