Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

@Verdade online: Malária e tuberculose substituídas por doenças cardíacas e diabetes

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Malária e tuberculose substituídas por doenças cardíacas e diabetes
Jan 7th 2013, 10:23

A malária e a tuberculose estão, paulatinamente, a ser substituídas pelas chamadas doenças crónicas que são, designadamente, a diabetes e as cardiovasculares, no mundo e, particularmente, em Moçambique, segundo acaba de alertar o Banco Mundial.

O alerta foi publicamente feito no decurso de um encontro com autoridades moçambicanas ligadas ao sector da Saúde, na qual participou também o respectivo titular da pasta, Alexandre Manguele.

Na ocasião, o director desta instituição para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, Laurence Clarke, explicou que a transição epidemiológica das doenças transmissíveis para doenças de natureza crónica não constitui exclusividade para Moçambique.

"Moçambique deve estar preparado para este fenómeno e tomar medidas necessárias para não ser surpreendido", enfatizou Clarke.

Ele reiterou que à medida que a malária e tuberculose vão recuando na pauta das principais enfermidades à escala mundial, elas vão sendo substituídas por doenças cardíacas e diabetes "e é importante notar que não existe nenhum sistema de saúde no mundo que tenha as respostas certas sobre as razões de fundo deste novo fenómeno", elucidou.

O encontro serviu ainda para fazer uma reflexão conjunta sobre o nível de cooperação existente entre Moçambique e Banco Mundial, tendo Manguele transmitido a ideia de que o sector da Saúde quer caminhar para uma gestão eficiente e transparente dos fundos disponibilizados quer pelo Governo, quer pelos parceiros externos.

Desnutrição Durante a reunião foi ainda apresentado um estudo sobre a desnutrição crónica apontada como estando a reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique em 1% em média anual e que "o custo económico da malária é ainda maior que o da desnutrição crónica".

Estas informações foram apuradas durante uma pesquisa recente que abrangeu mais de mil empresas privadas moçambicanas, tendo ainda concluído que o HIV/SIDA e a malária são os principais constrangimentos para o crescimento económico de Moçambique após a corrupção e o crime violento.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário