Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

@Verdade online: Matrículas continuam nas escolas da capital moçambicana

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Matrículas continuam nas escolas da capital moçambicana
Jan 16th 2013, 10:33

Depois da abertura oficial do ano lectivo escolar em Moçambique, esta segunda-feira (14), algumas escolas da cidade de Maputo continuam empenhadas em concluir o processo das matrículas. Oficialmente terminou na sexta-feira (11) passada.

Esta terça-feira (15), o @Verdade fez uma ronda por alguns estabelecimentos de ensino secundário e constatou que as aulas iniciaram, mas também há tantos alunos preocupados em matricularem-se.

Esta situação, segundo apuramos, não tem nada a ver com a desorganização dos alunos e dos pais e encarregados de educação, nem com o hábito de deixar tudo para a última hora, como se costuma dizer: houve demora na distribuição das listas de afectação de alunos nas escolas por parte das direcções distritais da Educação.

O problema não foi só esse que apuramos, há alunos cujos nomes não constam das listas de distribuição pelas turmas. Correm de um lado para o outro na tentativa de regularizar a situação.

Aliás, nas escolas onde ainda se matricula, as enchentes eram visíveis, sobretudo porque em algumas o atendimento começa depois das 8 horas e 30 minutos.

A Escola Primária Completa 10 de Novembro, em Maputo foi umas das escolas visitadas pela nossa Reportagem. Também lecciona o nível secundário.

O director daquela escola, João Paninga, disse que situação estava controlada. Esta terça-feira todos os problemas relacionados com a indicação de turmas estariam resolvidos. "Esses são alunos cujas listas de colocação vieram tarde da direcção distrital".

Na Escola Secundária Nelson Mandela houve mais enchentes. Os alunos reclamavam dos mesmos problemas: matrículas e atribuição das turmas.

Director da Educação culpa os pais e encarregados de educação

O director da Educação da Cidade de Maputo, Antoninho Grachane, disse ao @Verdade que em algumas escolas as matrículas ainda decorrem muito por culpa dos pais e encarregados de educação que demoraram inscrever os seus filhos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário