Pesquisar neste blogue

domingo, 6 de janeiro de 2013

@Verdade online: Médicos em greve esta segunda-feira em Moçambique

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Médicos em greve esta segunda-feira em Moçambique
Jan 6th 2013, 11:22

É irreversível. Contra a advertência do Governo, de que os médicos da República de Moçambique não têm direito à greve, os médicos do Sistema Nacional de Saúde vão, a partir das 7 horas desta segunda-feira (07), observar uma greve à escala nacional.

A mesma que havia sido cancelada a 17 de Dezembro passado mediante o compromisso de satisfação das preocupações dos médicos relativos ao salário justo, estatuto e habitação.

A Associação dos Médicos de Moçambique reafirmou, em Conferência de Imprensa neste Domingo(6), que o salário básico de 18 mil meticais, contra os 20 mil exigidos, proposto pelo Governo a 03 de Janeiro corrente, é uma ofensa para quem diariamente se expõe ao risco cuidando da saúde dos moçambicanos.

Aliás, os médicos pedem desculpas aos compatriotas pela paralisação de alguns seviços de saúde esta segunda-feira, mas a greve não mais pode ser adiada. É único recurso para pressionar o Executivo a ceder às suas exigências de um salário justo.

Entretanto, o Governo considera que à luz do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes dos Estado, os médicos não podem convocar uma greve. Por isso é ilegal, sobretudo quando analisada nos termos dos artigos 76 e 77 da Lei 14/2009 do mesmo estatuto.

Para os médicos, a ilegalidade da referida greve está na mente de quem não quer resolver as suas preocupações.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário