Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

@Verdade online: Moçambique adopta reformas socioeconómicas

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Moçambique adopta reformas socioeconómicas
Jan 21st 2013, 09:39

Uma nova estratégia para melhoria do ambiente de negócios em Moçambique acaba de ser aprovada pelo Governo para o período 2013 a 2017.

A estratégia surge numa altura em que Moçambique acaba de cair sete lugares na lista dos países onde é mais fácil fazer negócio, no entender do Banco Mundial que analisou um total de 10 indicadores a ter em conta no processo de abertura de novos empreendimentos.

Os itens como abertura de novos negócios, acesso a crédito e protecção a investidores prejudicaram a classificação de Moçambique, atirando-o para a posição 146 numa lista de 185 países analisados no índice de Facilidade de Negócios 2013.

Moçambique registou algumas melhorias em relação ao relatório do ano passado, em pontos como o registo de propriedade ou o comércio externo, piorando na abertura de novos negócios, no acesso ao crédito e na protecção aos investidores.

Fonte da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) saudou a aprovação desta nova estratégia, sublinhando que a mesma vai melhorar cada vez mais a imagem de Moçambique além-fronteiras e atrair mais investimento para o desenvolvimento socioeconómico do país.

Observário do Mercado de Trabalho

Até finais de Junho de 2013 deverá ser lançado no país o primeiro Observário do Mercado de Trabalho para monitorar os avanços conseguidos no mercado de trabalho e a forma como estão a ser implementadas as políticas laborais.

A acção surge numa altura em que o Governo tem um plano de criação de cerca de 200 mil novos empregos por ano nos sectores público-privados, tendo, para o efeito, criado "um ambiente propício à actividade do sector privado" com apoio do Banco Mundial e Corporação Financeira Internacional (CFI).

Tal ambiente resume-se na conclusão do inventário inicial de todas as exigências de licenciamento e simplificação de procedimentos para as actividades comerciais e industriais até finais de Março de 2013.

Há a referir também a conclusão da regulamentação da lei que cria gabinetes de registo de crédito privado, estando agora em curso o processo de consulta pública para o enriquecimento do documento, enquanto a Assembleia da República (AR) aprovou, em Novembro de 2012, a nova lei da concorrência e delegou ao governo poderes para decidir todas as matérias relativas à falência de empresas.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário