Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

@Verdade online: Moçambique é 2º maior receptor da ajuda pública portuguesa

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Moçambique é 2º maior receptor da ajuda pública portuguesa
Jan 16th 2013, 10:46

Moçambique foi o segundo país maior receptor da ajuda pública de Portugal, a seguir a Cabo Verde, que lidera o grupo de 10 países que mais fundos de apoio ao desenvolvimento socioeconómico receberam entre 2011/2012 daquele país europeu.

No período em referência, Moçambique recebeu de Portugal cerca de USD170 milhões, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), realçando que, apesar da crise financeira que abala aquele país, "Portugal contrariou a tendência de alguns doadores cuja ajuda aos países em desenvolvimento tende a reduzir".

Os restantes países que mais receberam ajuda pública lusa apresentaram valores individuais que "não chegam à casa da centena de milhões de dólares norte-americanos" e são, entre eles, São Tomé e Príncipe, Angola e Guiné-Bissau, da África Subsaariana, tida como a região que mais se beneficiou da ajuda de Portugal no mundo no período em apreço.

Equidade de género

Por outro lado, a OCDE considera que Moçambique é o 39.º mais equitativo no que respeita à observância dos princípios de género dos 86 países emergentes analisados, posição que coloca o país como um dos "mais exemplares em termos de criação de oportunidades entre homens e mulheres".

Refira-se, entretanto, que, em 2003, a situação era grave, pois cerca de 43% das raparigas moçambicanas, com idades compreendidas entre 15 e 19 anos, estavam na condição de casadas, divorciadas e/ou viúvas, contra 52% de taxa de 1980.

A OCDE realça que a situação é indicativa de que a "aceitação social do casamento precoce está a diminuir no país".

A OCDE foi criada em 1948 e é constituída por países que partilham princípios da democracia representativa e de economia de livre mercado visando solucionar problemas comuns e coordenar políticas económicas domésticas e internacionais.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário