Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

@Verdade online: Moçambique está longe de ter uma transparência orçamental de domínio público

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Moçambique está longe de ter uma transparência orçamental de domínio público
Jan 28th 2013, 21:07

O Centro de Integridade Pública (CIP) lançou, esta segunda-feira (28), na capital moçambicana, os dados sobre o Índice do Orçamento Aberto com o propósito de medir a transparência orçamental, ou seja, o nível de acesso público à informação em poder do Estado sobre as actividades financeiras referentes a cada ano fiscal, no caso concreto de 2012.

O director do CIP, Adriano Nuvunga, disse que apesar de a classificação do país ter subido de 28, em 2010, para 47 pontos, este ano, a maior parte de documentos orçamentais relevantes ainda não produz informação nova.

Nas palavras daquele responsável, no ano passado, o que o Governo fez foi apenas incorporar certos documentos que não foram aprovados em 2010 pelo facto de a sua produção ter ocorrido fora do período internacionalmente aceite para a publicação da informação que veiculam.

Ademais, a qualidade da informação orçamental produzida e publicada pelo Executivo ainda revela a existência de uma limitação na sua distribuição porque persiste a violação dos prazos estabelecidos pela comunidade internacional para a entrega da informação referente à transparência orçamental e respectivo acesso público.

Por isso, "o acesso público a essa informação em Moçambique continua com grandes lacunas", sublinhou e apontou que há necessidade de o Governo veicular cada vez mais a informação orçamental para que a população a conheça, em particular a que diz respeito ao Cenário Fiscal de Médio Prazo, Orçamento Geral do Estado, Proposta do Orçamento do Estado, Relatórios de Execução Trimestral da Conta Geral do Estado e os Pareceres do Tribunal Administrativo.

E estes documentos devem ser produzidos dentro de um tempo aceitável. Aquele dirigente acrescentou que cada cidadão moçambicano tem o direito de saber o que se passa em relação à transparência orçamental.

Recomendou que sejam introduzidas reformas que passa pela celeridade na produção de documentos, adopção de políticas orçamentais ajustadas com a nova conjuntura económica, redução da burocracia e da omissão dos dados orçamentais, dentre outras.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário