Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

@Verdade online: Oito atletas de andebol em Nampula integram selecção nacional da modalidade

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Oito atletas de andebol em Nampula integram selecção nacional da modalidade
Jan 14th 2013, 09:14

Oito atletas de diferentes equipas de andebol da província de Nampula, no Norte de Moçambique, vão, a partir de Fevereiro próximo, integrar a selecção nacional na capital do país, onde deverão começar a preparar-se para o Campeonato Africano desta modalidade em seniores masculino e feminino no Egipto, ainda este ano.

Os atletas foram seleccionados no decurso do Campeonato Nacional de Andebol na cidade de Nampula havido de 14 a 21 de Dezembro do ano passado. Trata-se de Sebastião Moisés e Honere Augusto (UP-Nampula), Joaquim João (Flamingo do Norte) e Vitorino Domingos (Andorinhas), em masculino. Névia de Bragança (UP-Nampula), Gessica e Neyma (Núcleo de Andebol) e Judite (Flamingo do Norte), em feminino.

Eles serão acompanhados por três árbitros que durante o Campeonato de Andebol ascenderam à categoria de juízes de nível nacional, nomeadamente, Michelin Aleixo, Simão Dias e Lúcio Morais Alfredo, este último como treinador-adjunto.

O presidente da Associação Provincial de Andebol de Nampula, Lúcio Alfredo, disse que a escolha daqueles atletas para representar Moçambique no Campeonato Africano é o maior ganho que esta parcela do país teve, quando em Dezembro último acolheu a maior prova da modalidade.

A fonte acrescentou que este foi um bom começo, tendo em conta que o andebol está a renascer em Nampula. "Com mais tempo, penso que nós seremos capazes de enfrentar em pé de igualdade com qualquer equipa do país", disse o nosso entrevistado, para quem dos atletas seleccionados espera-se que ganhem espaço na selecção e dignifiquem Nampula.

Lúcio acrescentou que pretende transformar a província de Nampula num centro de talentos de andebol, uma vez que, segundo ele, nos últimos tempos esta modalidade está a ter maior participação por parte dos nampulense.

No presente ano, a Associação Provincial de Andebol pretende massificar a prática desta modalidade entre crianças de algumas escolas, principalmente na cidade de Nampula. Igualmente, é sonho do nosso entrevistado levar o Campeonato Provincial de Andebol para quatro cidades da província de Nampula. Tratam-se dos municípios de Nacala-Porto, Angoche, Ilha de Moçambique, e Ribáuè.

Segundo Morais, já houve contactos nesse sentido e aguarda-se que os professores de Educação Física destas regiões sejam submetidos a uma capacitação em matéria de treinador e árbitros de andebol, a qual será promovida pela Federação Moçambicana da modalidade, a partir do próximo mês de Fevereiro.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário