Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

@Verdade online: Previsão de chuvas acima do normal para norte de Moçambique

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Previsão de chuvas acima do normal para norte de Moçambique
Jan 8th 2013, 10:32

Os meses de Janeiro, Fevereiro e Março do corrente ano poderão ser marcados pela ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal na região norte de Moçambique, e uma precipitação com tendência abaixo do normal nas restantes regiões do país.

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a província de Maputo e a zona sul de Gaza poderão registar chuvas abaixo do normal com tendência para o normal. Recentemente, o INAM publicou na sua página electrónica um aviso de mau tempo no qual chamava atenção para a ocorrência de chuvas em regime moderado a forte em toda a zona centro do país e nos distritos costeiros da província de Cabo Delgado.

O INAM prevê a continuação de períodos de ocorrência de aguaceiros e chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas, durante as próximas 72 horas, em toda a zona centro do país e no litoral da província de Cabo Delgado.

Segundo o comunicado, as chuvas poderão ocorrer em regime muito forte (mais de 75 milímetros em 24 horas) nos distritos de Báruè, Macossa, Guro e Tambara, em Manica, Changara, Moatize e Mutarara, em Tete, e Gorongosa, Maringué, Chemba, Caia e Marromeu, em Sofala.

"O INAM prevê a continuação de períodos de ocorrência de aguaceiros e chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas, durante as próximas 72 horas, em toda a zona centro do país e no litoral da província de Cabo Delgado", refere o comunicado.

Até ao momento, não se sabe os danos causados pelas chuvas nas zonas previstas. Durante a quadra festiva, pelo menos 344 famílias residentes em quatro distritos da província de Nampula, no norte do país, viram as suas casas destruídas pela chuva, total ou parcialmente pela chuva.

As vítimas são residentes dos distritos de Nampula, Monapo, Meconta e Nacarôa, onde a força da chuva, acompanhada de ventos fortes, superou a resistência das habitações deitando por terra o esforço dos respectivos proprietários.

Em consequência das intempéries, um total de 1.533 cajueiros foram, igualmente, destruídos em Meconta e 16 salas de aula ficaram sem a respectiva cobertura em três distritos.

Os distritos de Nacarôa e Monapo tiveram seis salas de aulas danificadas cada um, figurando como os mais afectados, seguidos de Malema, onde o mau tempo deixou quatro salas descobertas. Os danos resultaram do mau tempo registado entre os dias 21 a 31 de Dezembro último.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário