Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

@Verdade online: Queimadas descontroladas devastam ecossistema em Meconta

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Queimadas descontroladas devastam ecossistema em Meconta
Jan 9th 2013, 08:45

As queimadas descontroladas feitas pelas comunidades do distrito de Meconta, na província de Nampula, Norte de Moçambique, estão destruir o ecossistemas e urge encontrar medidas para conter o fenómeno, segundo os técnicos da Associação Nacional de Extensão Rural (AENA), que desde esta terça-feira (08) estão reunidos na Ilha de Moçambique para debater o problema.

Os técnicos do AENA vão debater também o estágio do projecto Forest Agriculture Programme Integrate Mozambique (FAPIM) por aquela agremiação. Abdul Jahapo, técnico do FAPIM, disse que a capacitação dos líderes comunitários sobre as queimadas descontroladas e seus efeitos nefastos para o meio ambiente pode ser uma das formas de evitar o problema.

Por seu turno, António Mutoua, director operativo da AENA, considerou que os técnicos da FAPIM devem estar preparados para sensibilizar as comunidades onde trabalham a evitarem queimadas que dado seu impacto sobre a natureza, este já não aguenta a pressão. "Por isso, os fenómenos naturais úteis à humanidade já não correm com regularidade como acontecia anteriormente".

Refira-se que a AENA é uma organização da Sociedade Civil baseada na cidade de Nampula. As suas acções são também desenvolvidas nas províncias de Cabo Delgado e da Zambézia. Promover boas práticas agrícolas através da promoção da agricultura de conservação, advoga a exploração sustentável dos recursos naturais.

A sua visão é "ser em 2016 uma organização com capacidade institucional forte, modelo na prestação de serviços de extensão rural, competitiva e abrangente", refere um comunicado enviado ao @Verdade.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário