Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de janeiro de 2013

@Verdade online: @Verdade EDITORIAL: O camponês e a transparência

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
@Verdade EDITORIAL: O camponês e a transparência
Jan 10th 2013, 11:27

O último grande acontecimento do ano que terminou foi, sem dúvidas, o informe do Chefe de Estado sobre a Nação. Armando Guebuza disse, entre outras coisas, que "a existência de recursos naturais não significa em si, desenvolvimento. Não significa riqueza. A descoberta de recursos naturais é uma promessa de desenvolvimento. É uma promessa de riqueza que ainda precisa de ser realizada". Não podia estar mais certo o mais alto magistrado da Pérola do Índico.

Nós concordamos, mas desconfiamos dessa promessa e não cremos que a mesma seja realizável. Ainda que, numa perspectiva discursiva, o argumento do Presidente tenha lógica. No entanto, um órgão como o nosso, que admira o Chefe de Estado, não pode deixar de esclarecer ao mesmo os seus equívocos e contradições, sobretudo quando tal órgão ama mais o país do que o Presidente da República. Os presidentes passam, mas o país fica, é bom que se diga.

Portanto, um amor como o nosso não pode engravidar o silêncio. Temos a obrigação de desmontar as falácias que estão escondidas nas figuras de estilo de Armando Guebuza.

Comecemos: os críticos dos megaprojectos não querem que o Governo ande por aí a distribuir dinheiro. Nunca disseram isso. Como também jamais proferiram que a riqueza terá de ser imediata. Disseram, isso sim, que a forma como o país estabelece a relação com tais megaprojectos prejudica radicalmente os cidadãos da Pérola do Índico. Disseram, também, que não havia - e nunca houve - necessidade de criar incentivos fiscais para os mesmos. O que está errado não é - que fique claro - a exigência do tempo presente Senhor Presidente.

O que está errado é o facto de estarmos a reter menos do que 4 porcento das receitas brutas dos megaprojectos. O que está errado é o facto de não termos pensado em mão-de-obra qualificada. Isso é que está errado. O nosso aproveitamento mínimo das possibilidades que estes grandes empreendimentos representam.

Há, diga-se, muitas nuvens sobre o assunto. Ou seja, não há, de forma alguma, transparência no que diz respeito à gestão dos nossos recursos. O Presidente serve-se do exemplo de um camponês que semeia milho para justificar o facto de não sermos, hoje, menos pobres do que outrora. Esquece, contudo, quando recorre ao brilhante exemplo que o processo de produção do camponês é absurdamente transparente. É demasiado previsível para esconder as nuvens de imprecisões e gerar comissões chorudas que passam ao lado de quem realmente sofre.

O camponês e a sua família sabem o que podem e devem esperar do resultado do trabalho deste ao contrário do que podem esperar os habitantes do país de auto-estima.

Senhor Presidente, seria redundante olhar para o estado das vias de acesso para escamotear a verdade do retrocesso no seu rosto. Esse é uma vergonha da qual pretendemos poupar o mais alto magistrado da Nação. Nem lhe vamos falar do facto de o país continuar a produzir pobreza. Isso não será, de forma nenhuma, chamado ao debate. Até porque não importa. Não lhe vamos falar, também, do carro do seu filho. Não interessa, o filho é seu e o carro é dele. E se não há, no país, estradas para máquina tão potente e cara, a culpa, certamente, não é nossa.

O que não concordamos, já o dissemos, é com a falácia de que estamos melhor. Senhor Presidente, nós medimos o nosso nível de vida pelos produtos na dispensa e comida no prato. Não somos economistas para brincar com números e gritar para o mundo que estamos a crescer. A nossa forma de calcular progresso Senhor Presidente é como a do camponês. Olhamos para o transporte, os medicamentos e a alimentação.

Se isso tudo está difícil de adquirir. Se o salário não chega ao final do mês. Se temos de fazer grandes acrobacias para enganar o estômago, não precisamos de números para saber no que nos tornamos. O país não está bem. Veja os médicos Senhor Presidente. Não foram trabalhar e nós vamos morrer. E o Senhor sabe disso. Ou não sabe?

Mais uma coisa, Senhor Presidente. Acredita mesmo que um informe prenhe de nada fará pender a balança da razão para o lado de quem governa? Nós não acreditamos. Afinal - melhor do que qualquer acrobacia intelectual engenhosa construída para pintar o país de rosas - o povo sabe o que vive.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário