Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Moçambique passa no teste com a Zâmbia

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Moçambique passa no teste com a Zâmbia
Feb 20th 2013, 09:01

A EQUIPA Nacional de basquetebol em seniores masculinos passou, ontem, no teste contra a Zâmbia, principal concorrente na corrida ao Campeonato Africano da modalidade, vencendo, por 75-43, em jogo da segunda jornada.

 

COM esta vitória o combinado nacional pode ter assegurado o primeiro lugar na fase de grupos, na medida em que hoje defronta, em jogo da terceira e última jornada, as Seychelles, adversário de menor quilate qualitativo e que por isso não devem oferecer grande resistência.

 

 

À semelhança do primeiro jogo, antes o Botswana, a turma moçambicana entrou mal, permitindo que fossem os forasteiros adiantarem-se no marcador. Sendo a equipa zambiana melhor estrutura em relação aos ilhéus, em todos os aspectos, chegou a criar alguma celeuma nos primeiros cinco minutos, pois, embora a selecção nacional tivesse rapidamente passado a liderança no marcador, a diferença de pontos não dava conforto.

 

 

Apercebendo-se das dificuldades que poderiam advir do facto dos zambianos estarem a discutir o jogo pelo jogo, Mila mandou fazer pressão alta, e ai os visitantes foram incapazes de acompanhar o ritmo. Moçambique mostrou a partir da segunda metade do primeiro período ser mais equipa e saiu a vencer, por 21-12.

 

 

Galvanizado pela boa ponta final dos primeiros dez minutos, o colectivo moçambicano entrou muita mais desinibida no segundo período não dando muitas chances de resposta ao conjunto zambiano. Se as penetrações fulgurantes, ora de Pio Matos e noutras vezes de Ismael Nurmadad (que grande exibição!), colocavam a cabeça dos zambianos a roda, os triplos de Sílvio Letela provocavam uma quebra mental nos forasteiros já viam Moçambique fugir no marcador a cada "bomba" de Letela.

 

 

Mas não foi só atacar que os pupilos de Mila estiveram bem , apresentaram-se concentrados a defender e com um grande espirito de entreajuda com destaque para Custódio Muchate, incansável em missões defensivas. Reflexo disso, é que no segundo período, a Zâmbia só fez sete pontos, contra 20 da turma nacional que ao intervalo vencia, por 41-19.

 

 

Com uma vantagem de 22 pontos, a Selecção Nacional encarou o terceiro período mais tranquilamente, optando por gerir a vantagem. Reduziu a velocidade e passou a fazer mais contenção, atacando de forma mais pausada e organizada. Mas o certo é que esta táctica não correu bem, pois marcou menos pontos, 16, e viu os zambianos reduzirem a desvantagem em 19 pontos (57-36).

 

 

Consciente do risco que a equipa moçambicana corria, caso continuasse a optar por um sistema mais resguardado, a equipa técnica deu ordens para acelerar o ritmo e pressionar em toda a largura do rectângulo do jogo. Ficou patente que a jogar em cima do adversário, Moçambique é mais perigoso e joga melhor porque tem jogadores rápidos.

 

 

A etapa final foi brilhante, a equipa nacional voltou a manter os índices dos dois primeiros períodos e atingindo a sua melhor performance, 22 pontos, com o resultado final a estar fixado em 75-43. Sílvio Letela foi o melhor marcado do jogo com 17 pontos.

 

 

FICHA TÉCNICA


ÁRBITRO: Joyce Mucheno (Zimbabwe) e Watelizu Ficadu (Etiópia)

 

MOÇAMBIQUE: Fernando Manjate, Octavio Magoliço, Custódio Muchate, Amarildo Matos e David Canivete.

 

ZÂMBIA: Titus, Dava, Muleza, Cosa e Sikwa.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário