Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Cucheza e Muria prometem massificação

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Cucheza e Muria prometem massificação
Feb 8th 2013, 09:48

É JÁ no próximo dia 25 do mês em curso que terão lugar eleições na Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) acto irá acontecer na cidade de Xai-Xai. Para já três candidatos já digladiam, sendo que o primeiro, Paulo Sunia, já deixou ficar os seus objectivos caso seja eleito e, os restantes dois António Cucheza e Ângelo Muria prometem massificar a modalidade.

 

António Cucheza, é um homem antigo no atletismo, foi por muitos anos secretário-geral da Associação Provincial de Atletismo de Tete e actualmente é presidente cessante da mesma agremiação, cumpridos dois mandatos.Disse em entrevista  que pretende consolidar aquilo que é o legado do elenco cessante presidido por Sarifa Magide, que por força dos estatutos já não se pode recandidatar.

 

 

Cucheza promete, por outro lado, massificar o atletismo, uma modalidade segundo ele estagnada em termos competitivos e potenciar as associações provinciais em meios materiais para a massificação.

 

 

Na óptica de Cucheza para que o país participe em alta competição é necessário que haja formação e mais gente a praticar o atletismo e, para a massificação advoga que as associações devem ser dotadas de condições materiais e financeiras, o que infelizmente não acontece no país.

 

 

"Acredito que é possível tirar o atletismo da situação em que se encontra. Sou antigo na modalidade, conheço os problemas porque passa.", sublinhou, ajuntando que os presidentes das associações tem sido marginalizados por dirigentes federativos, daí o insucesso da modalidade, principalmente nas provas internacionais.

 

 

Ângelo Muria, por sua vez, é também uma velha raposa da modalidade. E pretende para além de massificar atletismo, qualificar mais atletas para os jogos olímpicos e outras competições internacionais.Para tal, Muria defende que os directores técnicos devem serem mais dinâmicos e interventivos.

"Com os directores técnicos das associações e da federação activos e dinâmicos penso que se pode massificar com alguma facilidade o atletismo e termos mais atletas nos jogos olímpicos, por exemplo", acredita.

 

 

Muria pretende, por outro lado, informatizar o sistema de dados na FMA, bem como alargar a mais, ou seja, há que haver formação para sustentar a modalidade.

 

 

O candidato defende a realização das competições a partir do distrito, passando pela província e depois é que se deve chegar aos campeonatos nacionais. "Mas agora, a pirâmide anda invertida, apenas realizam-se os "nacionais" e alguns pontos do país "provinciais" e, os distritos, postos administrativos não tem direito às competições?", questiona.
Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário