Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Apagão deixa Maputo quatro dias às escuras e baralha a vida dos munícipes

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Apagão deixa Maputo quatro dias às escuras e baralha a vida dos munícipes
Feb 12th 2013, 10:53

Os cidadãos, o trânsito, os hospitais, as instituições bancárias, privadas, públicas, o comércio, a hotelaria, os sectores de prestação de diversos serviços, as comunicações, dentre outros ramos de actividade ficaram deveras afectados e atordoados pelo apagão que deixou a capital moçambicana quatros dias (sexta a segunda-feira) às escuras devido a uma explosão de painéis de controlo na Central Térmica que alimenta muitas áreas da urbe.

Esta segunda-feira (11), primeiro dia útil de trabalho, foi praticamente inútil em quase as todas áreas de actividade. Com a cidade sem corrente eléctrica, pouca coisa podia ser feita uma vez que mutos trabalhos já não são manuais, mas sim, executados a máquinas cujo funcionamento depende dessa mesma energia.

Alguns comerciantes de produtos frescos e carnes queixam-se que prejuízos enormes. Os proprietários de contentores e barracas apontam que muitos bens ficaram deteriorados.

Enquanto algumas estavam completamente às escuras, outras eram abastecidas com restrições e sucessivas oscilações, facto que causou danos nos electrodomésticos dos clientes da empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Esta firma previa que o problema fosse ultrapassado até pelo menos a manhã de segunda-feira, mas devido à gravidade do problema e da complexidade que reparação exigia, a situação manteve-se atá quase meia-noite.

Ao longo do dia, uma vasta equipa esteve a trabalhar arduamente, até que conseguiu restabelecer o fornecimento para muitos bairros que se ressentiam da escuridão. Entretanto, zona como a Baixa, Alto-Maé, Avenida Ahmed Sekou Touré, continuaram às escuras.

O administrador da EDM para a área de Produção, Transporte e Operador do Mercado, Adriano Jonas, disse na manhã desta terça-feira (12) ao @Verdade que o problema estava temporariamente resolvido. Foram criadas linhas alternativas para alimentar Maputo, através da subestação do Infulene.

A solução definitiva passa pela reposição do equipamento danificado, cuja compra está estimada em 100 milhões de meticais.

Com a excepção das restantes zonas, a cidade de cimento está a consumir uma energia eléctrica com 40% abaixo da qualidade normal, ou seja, não atinge os 400 megawatts que eram transformados na subestação de Maputo. Ele alertou também que quando o consumo atingir o pico em algumas horas, certas zonas poderão ressentir-se de oscilações constantes.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário