Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Desinformação sobre o surto da cólera em Nampula gera confusão

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Desinformação sobre o surto da cólera em Nampula gera confusão
Feb 11th 2013, 10:47

A população da Unidade Comunal das Palmeiras 2, no bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula, Norte de Moçambique, destruiu, na última sexta-feira (08), as casas de três secretários do quarteirão 22 alegadamente porque fazem parte de um grupo de indivíduos que distribuem cólera nas famílias com o objectivo de eliminá-las.

Para além de vandalizar as casas, a multidão apoderou-se de vários bens, nomeadamente motorizada, televisores, DVD's, colunas de som, 23.500 meticais em dinheiro e diversas peças de vestuários.

Neste momento, as famílias dos referidos secretários, alvos da vandalização devido a fúria popular, vivem ao relento. Informações em poder do @Verdade indicam que em consequência do sucedido, pelo menos quatro pessoas estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) na primeira esquadra.

Uma parte dos bens foi recuperada. O secretário do quarteirão 22, Júlio Nihempe, disse ao nosso jornal que tudo começou quando na sua área de jurisdição, oito pessoas da mesma família ficaram internadas, na passada quarta-feira (06), vítimas de diarreias e vómitos, quatro no Hospital Central de Nampula (HCN) e igual número no Centro de Tratamento de Cólera.

No mesmo dia em que as aquelas pessoas foram levadas para as unidades sanitárias, uma criança de 3 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Elsira Abudo, não resistiu às dores e morreu.

No dia seguinte, a mãe da menina, identificada por Saquina Abacar, de 25 anos de idade, também faleceu. Segundo Júlio Nihempe, a partir desse momento, os familiares acusaram as autoridades comunitárias do bairro de estar de disseminar a doença.

Este é mais um caso de desinformação que surge no bairro de Namicopo, onde as pessoas acreditam muito em boatos e ignoram as mensagens de sensibilização veiculadas pelas autoridades de saúde.

Agira Bernardo, de 33 anos de idade, irmã mais velha da jovem que perdeu na vida devido à cólera, desmentiu o envolvimento de um dos seus familiares na destruição das casas dos secretários da Unidade Comunal das Palmeiras 2.

Nas suas palavras, não houve tempo para esse tipo de actos porque a sua preocupação é cuidar dos parentes que estão sob cuidados médicos no hospital.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário