Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Disponíveis cerca de 850 milhões para as eleições autárquicas

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Disponíveis cerca de 850 milhões para as eleições autárquicas
Feb 12th 2013, 10:44

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) dispõe de 847.350 mil meticais para a a preparação e realização das próximas eleições autárquicas que deverão decorrer no próximo mês de Novembro. Tal processo compreende, dentre outras fases, a formação de agentes eleitorais, campanhas de educação cívica, recenseamento eleitoral de raiz e votação.

Segundo Felisberto Naife, director-geral do STAE, que falava numa conferência de imprensa na passada segunda-feira, o órgão que dirige ainda não se sabe se este valor é ou não suficiente para assegurar que o processo decorra sem sobressaltos, mas caso haja necessidade de se alocar mais dinheiro o Governo já demonstrou, em pleitos anteriores, disponibilidade para tal.

Felisberto Naife fez saber ainda que será realizado, ainda no primeiro semestre deste ano, o quarto recenseamento eleitoral de raiz, pois assim a lei determina que seja em cada ciclo eleitoral.

Embora não haja datas para tal, Naife referiu que o cronograma de todo o processo será elaborado em Bilene, província de Gaza, onde directores nacionais, provinciais, distritais, técnicos e funcionários do STAE estão reunidos em Conselho Consultivo Alargado desde a última quarta-feira.

No encontro será elaborado o plano de acção para a realização das eleições autárquicas deste ano e serão abordadas questões ligadas à instalação de direcções distritais e de cidade, formação de agentes eleitorais, educação cívica, instalação e identificação de postos de recenseamento eleitoral, recenseamento eleitoral de raiz e votação.

"Assim, durante os três dias será programada cada uma destas fases do processo, acções que já se encontram planificadas desde 2012 quando o STAE submeteu à Comissão Nacional de Eleições um plano director de preparação das eleições do ciclo que se avizinha, nomeadamente as eleições autárquicas deste ano e as gerais, legislativas e provinciais de 2014", disse.

"Continuaremos a trabalhar com a actual CNE até que a próxima seja constituída"

Entretanto, instado a pronunciar-se sobre se existe ou não espaço para aplicação do novo Pacote Eleitoral aprovado no ano passado pela Assembleia da República, resultante da revisão da anterior, e promulgado na passada sexta-feira pelo Presidente da República, Felisberto Naife foi categórico ao afirmar que não existe nenhum vazio legal e que o STAE está a trabalhar com a actual CNE até à constituição da nova.

"Neste momento existe uma Comissão Nacional de Eleições que está em exercício e as actividades que estamos a desenvolver estão a ser coordenadas e supervisionadas por esta comissão. Portanto, para nós, não há nenhum vazio legal. Vamos trabalhar em função do órgão existente", explicou Naife, que se baseou na experiência de 2007, quando a actual CNE foi constituída, em substituição da de 2009. Segundo a fonte, na altura, "já havia um plano de actividades de preparação das eleições elaborado, à semelhança do que está a acontecer agora.

Esta questão surge do facto de a constituição da nova Comissão Nacional de Eleições estar marcada, em princípio, a partir de Março próximo, quando a Assembleia da República deliberar sobre esta matéria.

"Alterações feitas ao Pacote Eleitoral não são profundas, por isso não teremos constrangimentos para implementá-lo"

Em relação ao novo Pacote Eleitoral, o director-geral do STAE diz que não vê grandes constrangimentos para a sua implementação porque, na sua opinião, as alterações feitas não são muito profundas.

À luz do novo Pacote Eleitoral, a nova Comissão Nacional de Eleições deverá continuar a ser composta por treze membros, sendo oito indicados pelos partidos políticos com assentos no Parlamento, tendo em conta o princípio da paridade (cinco da Frelimo, dois da Renamo e um do MDM), um juiz indicado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, um procurador indicado pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, e três membros provenientes das organizações da sociedade civil.

De referir que a Lei da Comissão Nacional de Eleições faz parte do Pacote Eleitoral, composto por cinco leis, nomeadamente a Lei da Eleição do Presidente da República e dos Deputados da AR, a Lei do Recenseamento Eleitoral, a Lei das Eleições Autárquicas, e a Lei de Eleição dos Membros das Assembleias Provinciais, para além da Lei da Comissão Nacional de Eleições.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário