Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Esculpir para sobreviver!

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Esculpir para sobreviver!
Feb 7th 2013, 16:21

Forçado pelo custo de vida, em 2002, António Agostinho – ou simplesmente Amisse, para os seus amigos e apreciadores de arte, em Nampula – deixou de ir à escola e tornou-se escultor. Em Maputo, procurou melhores condições sociais, o que não encontrou. É que, na capital do país, faltou-lhe abrigo, amparo e solidariedade até que retornou às origens. Actualmente, persegue o sucesso a todo o custo...

Dos seus 27 anos de idade e pai de 3 filhos, Amisse diz ter abraçado a arte de esculpir a convite de um dos seus tios. Na altura, ele frequentava a 7ª classe e vivia com os seus pais, mas, como as condições financeiras não eram as melhores preferiu abandonar os estudos e seguir as pegadas do tio para construir o seu futuro.

"Quando o meu tio veio ter comigo para me ensinar aquela actividade parecia-me que não teria o gosto pela arte, mas algum tempo depois comecei a apreciá-la. Presentemente, é esta actividade que me garante o ganha-pão", afirma em jeito de recordação.

Desde 2002 que Amisse trabalha como artesão. Infelizmente, até agora, de acordo com as suas próprias palavras, ainda não conseguiu realizar o seu grande sonho – doutorar-se em Matemática. De 2002 até 2004, o artista aprendeu a trabalhar o pau- -preto para gerar obras de arte, até que em finais do último ano exercia a actividade como profissional na Associação Anihova.

Daí em diante, com o dinheiro que ganhava na agremiação, adquiriu um terreno no qual, ainda que precária, construiu uma casa em que vive com a sua família. O negócio de fazer arte não gera muito dinheiro, mas, para Amisse, é suficiente para sustentar os seus próximos.

Por dia, a sua produção máxima é de 20 artigos, dentre os quais se pode encontrar bijutarias, chaveiros, colheres, colares, brincos, pentes entre outros objectos. Vezes sem conta, artistas moçambicanos e estrangeiros, incluindo clientes comuns, demandam os seus produtos para usá-los e/ou revender.

Os preços por si praticados variam em função do local e de quem os quer comprar. Aos domingos vende – a par de outros artistas e artesãos – os seus artefactos na feira local, em Nampula.

Lutar por um sonho

Porque para Amisse a pretensão de ser doutorado em Matemática é um sonho, este ano o artista irá retornar aos bancos da escola, mesmo que seja para estudar à noite. "O meu sonho é fazer o doutoramento em Matemática, em qualquer universidade do país. Adoro esta disciplina porque desde criança que me dedico a ela", afirma ao mesmo tempo que acrescenta que está decidido a lutar pelo seu sonho.

De acordo com o artista, ainda que actualmente tenha um poder financeiro muito limitado, criar os filhos sem grandes constrangimentos é um acto nobre. Por isso, "quero estudar para lhes garantir um futuro melhor".

Começou a prática da escultura por acaso, até que um dia descobriu que tal actividade fazia parte de si. Seja como for, porque o materialismo que o move fala muito alto, Amisse afirma que no dia em que conseguir um emprego melhor irá abandonar a produção artística.

Em profunda aflição na vida

Em 2008, António Agostinho deslocou-se da cidade de Nampula para Maputo, à procura de melhores condições de trabalho. Quando chegou à capital do país, no lugar de a sua vida melhorar, de sonhador tornou-se um mendigo. Faltou-lhe abrigo, comida e amparo. Por sete meses, procurou emprego mas o baixo nível académico deixou-o sem margens de manobra.

O pior de tudo é que, nas palavras de Amisse, em Maputo, nem as agremiações que se dedicam ao trabalho artístico, por si contactadas, puderam recebê-lo. A falta de amizade jogou um papel nefasto para a materialização da sua pretensão.

Para regressar à cidade de Nampula teve de aproveitar a boleia de um dos seus conterrâneos – com o qual se encontrou em Maputo – que em poucos dias retornaria a Nampula. "Quando me disse que sairia dentro de dois dias, fiquei muito feliz porque apenas faltava um dia para voltar ao convívio dos meus familiares e deixar a vida que eu levava em Maputo".

Na sua terra natal, o artista foi expressar o seu arrependimento à Associação Anihova – a qual abandonara sem nenhuma explicação – ao mesmo tempo que implorou para retornar à sua actividade laboral.

Em 2009, o artesão voltou ao fabrico de peças de artesanato com as quais, no ano seguinte, participou na Feira Agropecuária, Comercial e Internacional de Maputo (FACIM). Foi lá onde granjeou a simpatia do público atraindo, para si, várias oportunidades, incluindo a estadia por um ano na capital do país.

Amisse disse que os seus produtos têm maior mercado em Maputo – onde são praticados preços competitivos – do que em Nampula, em que a comunidade local não os consome de forma satisfatória. Entretanto, apesar de a demanda dos seus produtos não ser grande, em Nampula, o escultor considera que é possível viver daquele ofício.

Ser bem-sucedido

Colocando as lamúrias e reclamações à parte, quando se recorda de que há pessoas que estão em situação social muito difícil ainda, orgulha-se da actividade que desenvolve.

"Se as condições de trabalho nesta agremiação continuarem a melhorar, penso que até o final do ano 2013 vou abrir a minha própria oficina, a fim de ganhar autonomia", afirma a terminar.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário