Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Metade dos reclusos de Moçambique sofre de tuberculose associada ao HIV/SID

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Metade dos reclusos de Moçambique sofre de tuberculose associada ao HIV/SID
Feb 11th 2013, 07:52

Aproximadamente oito mil dos pouco mais de 16 mil reclusos de Moçambique estão a padecer de tuberculose, grosso modo associada ao HIV/SIDA, segundo estimativas avançadas pelo Ministério da Saúde (MISAU).

Os casos foram diagnosticados ao longo de 2012, de acordo com o director do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose do MISAU, Egídio Langa, acrescentando que as províncias da Zambézia, Cabo Delgado, Sofala, Nampula e Maputo apresentam mais casos da tuberculose associada ao HIV/ SIDA na população reclusória do país.

Cerca de 210 dos mais de três mil reclusos das províncias de Maputo, Gaza, Zambézia e Nampula diagnosticados com casos da doença em 2011 estavam em estado grave, segundo ainda Langa, falando em exclusivo ao Correio da manhã.

Ministério da Justiça apreensivo Entretanto, o director do Serviço Nacional de Controlo Penal e de Execuções de Medidas de Segurança do Ministério da Justiça, Samo Paulo Gonçalves, disse que os números apresentados "preocupam muito a instituição", daí o facto de a mesma ter criado uma equipa de trabalho para se ocupar do assunto.

"O que posso adiantar é que há um trabalho conjunto entre os ministérios da Saúde e da Justiça para monitorar a situação", realçou Gonçalves, sem avançar nada relativo ao tipo de trabalho em curso.

Refira-se, entretanto, que o Governo gasta em média anual cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos em acções de combate contra a tuberculose no país.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário