Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Voleibol: O futuro da modalidade registado num papel a4

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Voleibol: O futuro da modalidade registado num papel a4
Feb 13th 2013, 15:58

A Federação Moçambicana de Voleibol vai reunir-se neste sábado (16) em Maputo, em mais uma sessão ordinária da assembleia-geral. Diferente do que sucedeu ao longo dos três anos passados, dos quais não houve encontro algum, desta vez vai-se discutir e decidir-se sobre o futuro desta modalidade no país. O ponto mais alto será o da eleição do novo corpo directivo daquela agremiação sendo que, Camilo Antão, na presidência daquela federação há mais de vinte anos vai candidatar-se. O @Verdade trás aqui as linhas gerais dos manifestos eleitorais deste dirigente e do seu oponente, o Khalid Cassam.

O futuro do voleibol nacional vai neste sábado às urnas, numa das instâncias turísticas da capital do país, Maputo. António Camilo Antão e Khalid Cassam assumem-se como os dois candidatos à condução dos destinos desta modalidade no país, através da Federação Moçambicana de Voleibol (FMB).

O @Verdade teve acesso aos dois manifestos eleitorais e trás, no presente, as linhas gerais sobre o pensamento dos dois candidatos para o futuro desta modalidade no país.

O actual estágio do voleibol em Moçambique

No entender de Camilo Antão, o vólei no país está num bom caminho no que diz respeito à promoção e à sua massificação, pecando somente na componente do alto rendimento o que, para aquele dirigente, trás uma ideia da não inexistência de profissionalismo na prática desta modalidade. O dedo indicador de Antão aponta para os atletas que, segundo afirma, não levam esta modalidade a sério.

Numa outra abordagem, Camilo Antão fala da falta de infra-estruturas; da falta de técnicos qualificados bem como da inexistência de clubes, como sendo os três elementos que preenchem o calcanhar de Aquiles para o desenvolvimento desta modalidade no país.

Khalid Cassam, por sua vez, limita-se à questão estrutural e directiva do voleibol nacional, acusando, em primeiro lugar, o governo moçambicano de não ter uma acção directa sobre a gestão das federações, uma vez que estas gozam de autonomia administrativa. O candidato entende que há um ligeiro distanciamento entre a federação e as associações provinciais no sentido em que, a primeira, que recebe fundos do Estado e de alguns patrocinadores, nunca os canaliza para as províncias visto que estes não pagam as quotas.

Este cenário, para Khalid, faz com que as províncias remetam-se a uma situação de sobrevivência, dai a razão de somente a cidade de Maputo, que funciona com recursos próprios, conseguir desenvolver o voleibol, organizando, também, torneios regulares.

Neste contexto, Khalid Cassam, mais esclarecedor do que Camilo Antão, assenta o seu manifesto eleitoral em treze problemas, citando alguns deles: falta de campos para a prática do voleibol; reduzido número de praticantes, resultado do fraco trabalho na pesquisa de atletas e de massificação da modalidade no país; falta de acompanhamento dos jogos escolares para a busca de novos talentos; uso inapropriado dos fundos alocados pelo governo à federação; ausência de infra-estruturas quer para a federação quer para as associações provinciais, bem como de recursos humanos para a gestão das mesmas; falta de treinadores qualificados e com formação adequada; ausência total de uma estrutura que contemple árbitros, oficiais de mesa, fiscais de linhas e outros membros necessários para a fiscalização de um jogo de voleibol segundo os padrões internacionais.

Os projectos

Em abono da verdade diga-se que neste aspecto os dois candidatos apuraram-se e mostraram-se conhecedores das reais necessidades desta modalidade desportiva no país, embora tenham cometido, de igual maneira, erros dramáticos. Porque os problemas desta modalidade começam e terminam na falta de infra-estruturas, Camilo Antão concentra-se nas infra-estruturas desportivas, ainda que centradas.

Promete no seu manifesto eleitoral criar no país uma Arena de Voleibol, que englobará os seguintes espaços: ginásio para preparação técnica e táctica; centro de preparação física; centros de prevenção e reabilitação; área administrativa; residências para as equipas técnicas bem como para os atletas.

Khalid, por sua vez, avança que o primeiro passo que se deve dar [quando assumir a presidência] é de se ocupar o edifício oferecido pelo governo para o funcionamento da federação, bem como batalhar para que todas as associações provinciais tenham sedes próprias e recursos humanos remunerados.

Se Camilo Antão não aborda a questão da construção de sedes e infra-estruturas desportivas nível das províncias e nem sequer explica como tornará realizável o seu sonho da construção da Arena, Khalid também não aborda a construção de nenhum campo ou seja, identificou um problema sem solução ainda que para a materialização do seu projecto de sedes espere pela colaboração do governo. Seguindo a lógica dos dois, as províncias continuaram no mesmo marasmo de sempre, entregues à falta de locais para a prática desta modalidade desportiva.

Enquanto Khalid quer legalizar todas as associações provinciais, Antão quer mais aproximação entre a federação e as associações, para que esta modalidade seja praticada em todo o país e nas diferentes especialidades: voleibol de salão, de praia e para os deficientes.

Se o pilar da formação para Khalid Cassam se assenta na formação de formadores de atletas, treinadores e árbitros, criando parceiras com as escolas, para o actual dirigente é preciso formar, estimular e apoiar os árbitros, treinadores e gestores desta modalidade a nível nacional bem como desenvolver um plano estratégico com objectivos de desenvolver o mini-vólei, o voleibol de praia, de sala e sentado também a partir das escolas.

Um dado curioso é no que às competições internas diz respeito. É que enquanto Khalid quer que cada província organize no mínimo duas competições por ano, o Campeonato Provincial e a taça; que cada região organize também um campeonato e uma taça antes de se chegar ao Campeonato Nacional, introduzindo a Taça de Moçambique, Camilo Antão é sintético no seu manifesto: "garantir competições provinciais, Interprovinciais, Subzonais, Zonais e Nacionais.

Se por um lado o actual presidente coloca como marco para os próximos anos vencer o campeonato da Zona VI; vencer o campeonato africano; garantir a presença no Campeonato do Mundo de 2014; vencer o pré-olímpico para chegar aos Jogos Olímpicos de 2016, Khalid quer tornar o voleibol na segunda modalidade desportiva mais praticada no país; participar nos Jogos Olímpicos de 2016; Garantir a internacionalização de no mínimo dois árbitros e treinadores de nível 2 e 3.

Antão não fala em números e Khalid revela que a materialização do seu projecto de quatro anos necessitará de um orçamento de 33.772.399,16 meticais distribuídos entre a despesa com o pessoal, os bens, os serviços e a premiação, valores estes que virão da contribuição do Governo, da institucionalização das quotas das Associações provinciais, dos patrocinadores nacionais e internacionais, de apoios da Federação Internacional de Basquetebol e da Confederação Africana de Voleibol. Aliás, no que toca aos patrocinadores, Camilo Antão diz que quer tornar o voleibol moçambicano num produto de venda.

Há um dado interessante e que chama atenção, no que referente à questão das parcerias internacionais. Os dois candidatos são unânimes em afirmar que para as tornar possível precisaram de contar com a influência de uma figura incontornável do voleibol moçambicano: o Camilo Antão.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário