Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de abril de 2014

A perícia organizativa de Nyusi

A perícia organizativa de Nyusi

Os líderes estabelecem direcções por meio do desenvolvimento de uma visão de futuro; depois, engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos. As pessoas necessitam de um maestro-líder para combinar e desenvolver seu potencial energético. É inegável a importância do líder no desenrolar da psicodinâmica motivacional dos seus seguidores. De facto, liderar é ser capaz de administrar o sentido que as pessoas dão àquilo que estão fazendo.


-BERGAMINI-

Certamente precisamos de uma ligeira instrução para perceber a distinção entre o líder e o chefe. Segundo Kantovitz (2013), chefe é o que a maioria de nós tem. É aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo. A liderança é algo maior que a “chefia”. O líder é aquele que tenta sempre manter a equipe motivada, trabalha junto com o grupo, que busca sempre aprender, melhorar e passar adiante o seu aprendizado. Ele preocupa-se com as pessoas e com o desenvolvimento delas, sabe dar feedbacks construtivos e, em conjunto, te ajuda a melhorar como profissional e, muitas vezes, pessoalmente também. Para ele, você não é só um número. Às vezes, temos a sorte de ter um chefe-líder, mas isso é muito raro. Normalmente isso acontece fora do mercado tradicional, quando a pessoa está no outro lado do quadrante.
Mas por quê? Simples: o seu chefe pode ser um líder, mas se tiver alguém acima dele, e esse alguém não for um líder, o seu chefe terá que obedecer a ordens, e você voltará a ser visto como um número. O verdadeiro líder é aquele que lidera pelo Exemplo. Ele busca seu desenvolvimento pessoal e profissional e as pessoas o colocam naquela posição. Para elas, aquela pessoa é um exemplo a ser seguido e é o que passam a fazer. De forma ampla, amar e trabalhar resumem a vida adulta. Pelo amor reproduzimo-nos, pelo trabalho, produzimos- produzir e reproduzir explicam a nossa existência e a nossa existencia é influenciada pelos traços de liderança da figura que nos propomos inspirar, traços como a energia; honestidade e integridade; auto-confiança; inteligência; elevado auto-monitoramento e conhecimentos relevantes para o trabalho. A extroversão parece ser o aspecto mais importante do líder eficaz conforme advoga, Robbins (2007).

Ora, a perícia organizativa de Nyusi, candidato da Frelimo às eleições Presidenciais de Outubro próximo, pode-se traduzir nos traços de liderança aqui defendidos por Robbins. Parece que Nyusi tem um defeito organizativo nato, ora vejamos: Nyusi, revolucionou os CFM-Norte, onde a dada altura decidiu mudar quase a totalidade da sua direcção, tendo injectado sangue novo que desse uma nova dinâmica a instituição, e o seu nome ficou de uma gestão criteriosa dos CFM. Para além dos carris, a sua paixão organizativa estendeu-se ao futebol, seu maior desejo era colocar o norte forte na modalidade de futebol, sonho que conseguiu concretizar. Talvés a sua altura o tenha facultado para se meter na vida desportiva de toda região norte, o facto é que ganhou a taça e ficou campeão. No sector da Defesa, instituição que passa a gerir desde 2010, vindo do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambi­que, assistiu-se um desenvolvimento assinalável, no que respeita a organização das tropas e dos meios que garantem o cumprimento da nobre missão a que os militares são incumbidos, desde a sua incorporação até a sua passagem a reserva e a reforma. Aqui Nyusi, trouxe consigo a sua paixão pelo desporto, o que valeu a subida do Matchedje ao Moçambola, e o seu posicionamento na tabela classificativa final. Quem diria que hoje o exército seria uma instituição de tamanho prestígio, com quadros altamente qualificados, um exército com um nipe de cérebros formados nas mais variadas áreas de conhecimentos! Tudo isso graças aos memorandos rubricados por Filipe Nyusi com várias instituições de ensino superior a nível da região, do continente e do mundo. Quem diria que hoje assistiriamos um desenvolvimento infra-estrutural notório no sector da Defesa, inclusive a criação de novos comandos!  Só para perceber que Nyusi sempre foi um homem de paz, criou amizades, com vários países da região e do mundo (bons amigos raramente se envolvem em conflitos), tudo isso com objectivo de manter boas relações que nos mantivessem estáveis. Certamente que Nyusi tem um grande desafio pela frente, mas sua postura e humildade, são dignos de realce. A Frelimo pode se orgulhar por ter um candidato das bases, que conseguiu unir três gerações, consolidando a coesão interna do partido. Certamente, a sua perícia organizativa, influenciará na sua eleição a Presidente da República nos pleitos que se avizinham.

“Apenas quando aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas, um líder pode inspirar confiança a seu povo, entender o que está errado e atender às reais necessidades do cidadão".

Eurico Nelson Mavie

JORNAL DOMINGO – 13.04.2014

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário