Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de abril de 2014

Governo compra produção familiar para fornecer ao mercado

Os agricultores vão depositar a produção na Bolsa de Mercadorias, onde receberão certificados que lhes possibilitarão levantar dinheiro equivalente em instituições financeiras. Já há dinheiro para o projecto

A Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM), instituição criada pelo Governo ano passado, já tem dinheiro para comprar, a partir deste ano, produtos agrícolas de produção familiar e de associações que não têm acesso fácil ao mercado. Trata-se de cerca de 33 milhões de meticais, valor financiado por Copenhaga.

Para operacionalizar o projecto, a BMM terá de construir, nos próximos dois anos, 21 sistemas de conservação de produtos alimentares em todo o país, com capacidade média de cinco mil toneladas cada. Será onde as famílias e empresas deixarão os seus produtos, recebendo de imediato o dinheiro correspondente.

“Depois de a população fazer a entrega de cereais, recebe imediatamente o dinheiro da venda que fez. Este é o papel da Bolsa de Mercadorias: fazer com que o processo de aceleração do retorno sobre o trabalho do agricultor vá para as famílias”, referiu o ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga.

O Presidente do Conselho de Administração da BMM, António Grispos, garantiu, por seu turno, que ao depositarem os produtos na bolsa, os agricultores receberão um certificado que poderá permitir-lhes levantar o dinheiro equivalente à produção em instituições financeiras devidamente identificadas e cujo “preço de troca será justo”.

O PAÍS – 17.04.2014

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário