Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Explosão de camião-bomba deixa mais de 100 mortos no Iraque

Um camião-bomba matou mais de 100 pessoas nesta quinta-feira no Iraque, em maioria peregrinos xiitas iranianos, num posto de gasolina na cidade de Hilla, 100 quilômetros ao sul de Bagdá, disseram fontes médicas e da polícia.

O Estado Islâmico, grupo militante sunita extremista que considera todos os xiitas apóstatas, reivindicou responsabilidade pelo ataque em comunicado online. O

s peregrinos seguiam da cidade sagrada xiita de Kerbala, no Iraque, de volta para o Irão após comemorar o Arbaeen, 40° dia de luto pela morte de Imam Hussein, neto do profeta Maomé, no século 7 depois de Cristo, disseram as fontes médicas.

O posto de gasolina possui um restaurante popular entre viajantes. Cinco ônibus usados pelos peregrinos foram incendiados pela força da explosão do caminhão, que estava repleto de explosivos, disse uma fonte policial.

O Estado Islâmico intensificou ataques durante o mês passado em áreas fora de seu controle, em tentativa de enfraquecer a ofensiva militar apoiada pelos Estados Unidos e iniciada em 17 de Outubro para retomar Mosul, última grande cidade sob controle do grupo no Iraque.

O Ministério das Relações Exteriores do Irão condenou o ataque, mas não divulgou número de mortos. Teerão irá continuar apoiando a "inexorável luta contra o terrorismo" no Iraque, disse o porta-voz do ministério, Bahram Qasemi, segundo a agência de notícias Tasnim.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2fxzLzR

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário