Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Presidente Nyusi demite terceiro ministro em menos de dois anos de mandato

ArquivoO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, mais uma vez sem indicar as motivações, exonerou nesta quinta-feira(24) o seu terceiro ministro em pouco mais de 1 ano e dez meses de mandato. Luís Jorge Manuel Teodósio António Ferrão já não é ministro da Educação e Desenvolvimento Humano. Irmão da primeira dama, Ferrão é reconhecido pelo seu profissionalismo e competência, quesitos que cada vez faltam mais no Governo, e é demitido enquanto decorrem os exames nacionais quiçá para que exista menos controle e não se repitam as reprovações em massa do ano passado.

Jorge Ferrão chegou com vontade de mudar a qualidade de Educação que se fazia em Moçambique, auscultou a tudo e todos para concluir o que era, e continua a ser evidente, o agora denominado capital humano(as crianças e jovens moçambicanos) não estão a aprender as habilidades necessárias para conseguir emprego.

Deu continuidade a reintrodução dos exames nas classes intermédias e ao regresso do ensino pré-escolar, assumiu como cavalo de batalha a colocação de carteiras nas escolas assim como a melhoria das salas de aulas e das condições dos professores.

É mérito de Jorge Ferrão o maior controle durante as avaliações e exames, que tiveram nas reprovações em massa de 2015 o seu epílogo, deixando à vista o que era por demais conhecido alunos cábulas e professores corruptos.

Conhecido por ser centralizador, Ferrão é o titular da Educação que ocupou o cargo por menos tempo, mas ainda assim liderou com competência o sector mais importante de qualquer País pois a aprendizagem de competências básicas é uma pré-condição para a melhoria da Saúde, igualdade de Género, crescimento económico equitativo e progresso sócio-democrático.

O antigo reitor da Universidade Unilúrio, que terá tipo na questão do comprimentos das saias das alunas um dos seus momentos menos bons, foi despromovido de ministro para dirigir a Universidade Pedagógica, um déjà vu ao que aconteceu com Pedro Couto.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2fY4vuP

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário