Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Ataque a prédio do Governo deixa cinco mortos no oeste da China

Agressores lançaram um carro contra um edifício do governo de Xinjiang, região instável do extremo oeste da China, nesta quarta-feira e detonaram um artefato explosivo, matando uma pessoa, enquanto todos os quatro envolvidos no ataque foram mortos a tiro, informou o Governo regional.

Centenas de pessoas foram mortas nos últimos anos em Xinjiang, que se localiza nas fronteiras do centro da Ásia e é rica em recursos naturais, devido a episódios de violência entre o povo muçulmano uigur, que vê a região como seu lar, e a maioria étnica chinesa han.

O Governo vem culpando militantes islâmicos pelos distúrbios, embora grupos de direitos humanos e exilados digam que a revolta contra os controles chineses sobre a religião e a cultura dos uigures tenha mais relação com os tumultos. Pequim nega qualquer repressão em Xinjiang.

Numa nota curta publicada em seu principal site de notícias, o governo de Xinjiang disse que o incidente ocorreu pouco antes das 5h (horário local) no condado de Karakax. A nota disse que quatro "bandidos" lançaram o veículo contra um pátio dos escritórios do Partido Comunista do condado e accionaram um "artefato explosivo", mas que foram baleados e mortos. Três pessoas ficaram feridas e outra morreu, informou a nota, sem dar detalhes.

Num relato separado em inglês, a agência de notícias oficial Xinhua descreveu o incidente como um "ataque terrorista". Xinjiang atravessou a maior parte deste ano sem relatos de grandes ataques ou outros incidentes violentos.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2iHkN99

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário