Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

China vai processar ex-chefe da secreta por corrupção

A China irá processar um de seus ex-chefes da polícia secreta depois de acusá-lo de praticar suborno e abuso de poder para interferir no cumprimento da lei, informou o Partido Comunista nesta sexta-feira.

Ma Jian, que já ocupou o cargo de vice-ministro do Ministério de Segurança Estatal chinês, é o funcionário de segurança mais graduado a ser investigado desde que o ex-czar de segurança interna Zhou Yongkang se envolveu em um escândalo de corrupção e foi condenado à prisão perpétua no ano passado.

Ma, que foi submetido a uma investigação em Janeiro de 2015, foi expulso do partido e será entregue às autoridades legais, informou a agência anti-corrupção do partido, o Comité Central de Inspecção de Disciplina, o que significa que ele será processado.

Um inquérito revelou que Ma abusou do cargo para beneficiar interesses comerciais de familiares, interferiu em actividades de cumprimento da lei não especificadas e recebeu subornos, disse a agência num comunicado breve.

Não foi possível contactar Ma para obter comentários e não ficou claro se ele contratou um advogado.

Os tribunais são controlados pelo partido e não irão contestar as suas acusações.

O poderoso Ministério de Segurança Estatal é uma operação semelhante à antiga KGB soviética ou ao SISE moçambicano que espia os seus cidadãos e estrangeiros interna e externamente. Ele é um dos organismos mais obscuros da China e não tem um site público nem um porta-voz.

Uma fonte que tem laços com a liderança havia dito à Reuters anteriormente que Ma era director do "escritório no 8" da pasta, que é responsável por actividades de contra-espionagem de estrangeiros, a maioria diplomatas, empresários e repórteres.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2ilpEhl

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário