Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Farc lançam movimento político na Colômbia após acordo de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) registraram nesta quinta-feira um grupo de cidadãos ante as autoridades eleitorais, o primeiro passo para a subsequente criação de um novo partido político, como parte de um acordo de paz com o governo que busca acabar com um conflito armado violento de 52 anos.

Sob os termos do acordo de paz assinado em novembro, as Farc deixam as armas, rompem seus laços com o tráfico de drogas, se submetem aos tribunais e reparam as vítimas, antes de serem autorizadas a ocupar cadeiras no Congresso e formar um partido com os seus 7.000 combatentes.

O novo movimento chamado "Vozes da Paz" promoverá a criação do futuro partido político que vai surgir da transição das Farc como um grupo armado a uma organização política legal. Deste grupo não fazem parte membros ativos da guerrilha.

"Este é o primeiro passo para que o futuro desta organização possa ser reconhecida como partido ou movimento político com personalidade jurídica, após a rendição das armas", disse uma declaração conjunta do governo e do grupo rebelde.

O novo grupo nomeou três porta-vozes para o Senado e três para a Câmara dos Deputados para participar sem voto das discussões sobre a reforma constitucional e as leis para implementar o acordo de paz, com o qual se busca acabar com o conflito que deixou 220 mil mortos e milhões de desabrigados.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, assinaram em 24 de Novembro um novo acordo após o original ter sido rejeitado em um plebiscito.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2hC32sM

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário