Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Partido de oposição declara-se viotorioso em presidenciais e legislativas no Gana

O principal partido da oposição do Gana, Novo Partido Patriótico (NPP), proclamou a sua vitória nas eleições presidenciais e legislativas de quarta-feira.

O director de campanha do NPP, Peter Mac Manu, disse em conferência de imprensa, quinta-feira, que a sua contagem de 80 porcento dos resultados mostrava que o seu candidato presidencial, Nana Akufo Addo, obteve quatro milhões e 600 mil votos contra três milhões e 640 mil para o Presidente cessante, John Dramani Mahama, do Congresso Nacional Democrático (NDC).

O NPP insta, por isso, o Presidente Mahama a reconhecer a sua derrota nesta que é a terceira vez que Akufo Addo disputa a Presidência do Gana. Contudo, a Comissão Eleitoral (EC), que ainda não anunciou nenhum resultado, declarou não os ter ainda recebido dos seus centros de contagem.

O director das eleições da EC, Samuel Tettey, advertiu todos os partidos políticos a abster-se de declarar os resultados, sendo esta uma prerrogativa que incumbe unicamente à Comissão. "A Comissão convida o público a manter-se calmo à espera dos resultados certificados", refere um comunicado emitido no termo da conferência de imprensa do NPP.

Tettey indicou que a proclamação dos resultados dos centros de apuramento estava atrasada porque este ano a EC utilizou um sistema paralelo de transmissão manual e electrónica dos resultados. Ele indicou que os dados electrónicos deveriam ser contados com os resultados manuais.

Por outro lado, os resultados das assembleias de voto registados pelas cadeias de rádio e de televisão mostram que o NPP progrediu nas regiões-chaves, mesmo lá onde o NDC aparece vitorioso mas com uma maioria reduzida.

A porta-voz do NDC, Joyce Mogtara Bawah, indicou, num comunicado, que a contagem paralela dos votos pelo seu partido mostrava que o Presidente cessante estava em boa posição e convidou todos os apoiantes a esperar a EC para os resultados verificados.

O vencedor da primeira volta deve obter mais de 50 porcento dos votos entre os sete candidatos que disputaram as presidenciais dos quais cinco não obtiveram bons resultados.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2giRzRB

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário