Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Tribunal sul-coreano realiza primeira audiência sobre impeachment de Park

A Corte Constitucional da Coreia do Sul iniciou nesta quinta-feira as suas deliberações sobre uma votação de impeachment no Parlamento contra a presidente Park Geun-hye, que pode tornar-se na primeira líder eleita sul-coreana a ser afastada do cargo.

Park foi indiciada em uma votação parlamentar em 9 de Dezembro por uma margem além da necessária após ser acusada de conspirar com uma amiga para pressionar grandes empresas a fazerem contribuições para fundações sem fins lucrativos apoiarem iniciativas da Presidência.

Park, cujo pai governou o país por 18 anos após tomar o poder em um golpe em 1961, negou qualquer ato irregular mas pediu desculpas por descuidos em seu relacionamento com a amiga Choi Soon-sil, que enfrenta seu próprio julgamento.

Park e Choi não se apresentaram em tribunal nesta quinta-feira, quando juízes decidiram aceitar documentos de investigações de procuradores, num retrocesso para a equipe de defesa de Park, que tentou bloqueá-los.

Embora tenha perdido seus poderes presidenciais, que foram assumidos pelo primeiro-ministro, Park mantém o título e a residência oficial.

A popularidade de Park despencou para quase a mínima recorde desde a descoberta do escândalo de abuso de influência, mas muitos sul-coreanos já possuíam dúvidas sobre sua liderança, em grande parte por conta de um desastre em 2014 que deixou 300 mortos em uma balsa, em grande parte crianças.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2hL3SFM

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário