Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Presidente Nyusi nomeia conterrâneo, general e empresário para dirigir a “secreta”

O Presidente Filipe Nyusi nomeou esta segunda-feira(30) Lagos Henriques Lidimo, o empresário seu conterrâneo e general na reserva com experiência de combater a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), para o cargo de director-geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado(SISE), substituindo Gregório Leão José um dos mentores dos empréstimos secretos e ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM.

Militar de carreira Lagos Henriques Lidimo é de etnia makonde, natural do distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado, tal como o Chefe Estado. Foi combatente da luta armada de libertação de Moçambique, onde se destacou como comandante da então Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), posteriormente chefiou os serviços de informação militar durante a guerra civil dos 16 anos, que opôs o Governo e a então Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), hoje transformada no maior partido político de oposição.

Depois do acordo de paz o General Lagos Lidimo tornou-se, em 1994, no primeiro Chefe do Estado-Maior General das então criadas Forças Armadas de Defesa de Moçambique(FADM), cargo que ocupou até 2008 quando se retirou da vida militar activa.

Entretanto o cidadão Lagos Lidimo havia também tornado-se num empresário. Iniciou-se na Carpintaria e Serração Nampula, um sociedade criada em 1998 com Ismael Carimo Sadardine. Em 2002 alargou os seus interesses no ramo das madeiras ao associar-se com o actual ministro da Defesa, Atanásio Salvador Mtumuke, e com os cidadãos José Luís Rodrigues Missionário, Carlos César Alves da Silva e José Fernando Alves da Silva na empresa Madeiras de Machaze.

Mais recentemente o general Lidimo passou a ter interesse pela florescente industria de energia e hidrocarbonetos, primeiro criou a Canal de Gás, associando-se em 2013 com Clara Angêlica Muchabje, Vanessa Mogne Nunes de Sousa e Cláudio Manuel Loureiro de Nogueira. No mesmo ano tornou-se sócio da Quionga Energia, SA, ao lado de outros importantes Generais makondes e influentes membros do partido Frelimo como Alberto Joaquim Chipande, Raimundo Domingos Pachinuapa e Atanásio Salvador Mtumuke. São ainda sócios Tomé Eduardo, Nelson Saúte, Abdul Carimo Issá.

Em 2015 o novo director-geral do SISE constituiu uma empresa aparentemente familiar, a Ché'Nkwanda - Gestão, Investimentos e Participações, Limitada – onde tem como sócios Naika Lagos Henriques, Muilene Lagos Lidimu e Nimbuka Lagos Henriques Lidimu.

Importa ainda destacar que a filha do General, Nimbuka, é sócia de Cláudia Filipe Jacinto Nhussi, filha do Presidente de Moçambique, na Ulanda.

ArquivoGregório Leão José que dirigiu a “secreta” moçambicana durante os onze anos será recordado pelo público como um dos mentores dos empréstimos de mais de 2 biliões de dólares norte-americanos secretamente contraídos pelas empresas estatais Proindicus, EMATUM e MAM.

Ademais é público o envolvimento do ex-director do SISE na compra de armamento para as forças especiais da Polícia da República de Moçambique.

Ainda para os Serviço de Informação e Segurança do Estado o Chefe de Estado nomeou Sérgio Nathú Cabá, professor de História da Universidade Eduardo Mondlane, para o cargo de director-geral adjunto.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2klHT9q

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário