Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Trump toma posse nos EUA e promete "América Primeiro" em discurso nacionalista

Donald Trump assumiu o poder como o 45º presidente dos Estados Unidos da América(EUA) nesta sexta-feira e prometeu acabar com o que chamou de "carnificina americana" de problemas sociais e económicos num discurso inaugural que foi um clamor populista e nacionalista. Traçando uma desoladora visão do país, ele disse que os EUA estavam repletos de fábricas desactivadas, crime, gangues e drogas, culpando indirectamente os seus antecessores na Casa Branca por políticas que ajudaram aqueles no poder em detrimento das famílias que se esforçam duramente.

Num tom desafiador, Trump disse que a classe média norte-americana foi devastada pela terceirização de empregos no exterior.

“Deste momento em diante, será América Primeiro”, disse o republicano a milhares de pessoas que se reuniram na Esplanada Nacional, após ele ter prestado juramento perante o edifício do Congresso norte-americano e assumido no lugar do democrata Barack Obama.

“Toda decisão sobre comércio, sobre impostos, sobre imigração, sobre relações exteriores será feita para o benefício de trabalhadores americanos e famílias americanas”, afirmou Trump. "Esta carnificina americana para aqui e agora."

Uma multidão, aparentemente menor do que às que compareceram às duas posses de Obama, acompanhou a cerimónia, enquanto aconteciam protestos contra Trump espalhados por Washington, que se tornaram violentos. Activistas mascarados contrários à posse de Trump destruíram vidraças de lojas, bloquearam ruas e enfrentaram a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e granadas de efeito moral.

Trump, de 70 anos, assume um país dividido após uma difícil e polémica campanha eleitoral em 2016. A visão sombria que ele frequentemente pinta sobre os EUA é desmentida por estatísticas mostrando baixos níveis de desemprego e crime em nível nacional, embora Trump tenha ganho muitos votos em partes da nação onde a indústria de transformação quase desapareceu.

Rico empresário de Nova York e ex-estrela de reality show, ele colocará o país em um novo e incerto caminho tanto doméstica quanto internacionalmente. O discurso de aceitação de Trump revisitou os temas de discursos em comícios de campanha que ele fez antes de uma inesperada vitória em 8 de Novembro sobre a democrata Hillary Clinton, que foi à cerimônia com seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Sob pressão para unir o país após a polarizada disputa eleitoral, Trump disse que, por meio da fidelidade aos Estados Unidos, “nós vamos redescobrir nossa lealdade uns aos outros” e pediu por um “novo orgulho nacional” que ajudaria a curar as divisões.

No exterior, Trump indicou a possibilidade de uma abordagem mais agressiva contra militantes do Estado Islâmico do que a adoptada pelo seu antecessor, o democrata Barack Obama.

“Nós vamos reforçar velhas alianças e formar novas, e unir o mundo civilizado contra o terrorismo radical islâmico, que vamos erradicar completamente da face da terra”, disse ele.

A vitória de Trump foi encarada com preocupação por muitos países, em parte devido ao potencial de uma política externa isolacionista.

Em entrevista depois que Trump tomou posse, o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, disse: "O que ouvimos hoje foram altos tons nacionalistas". "Eu acho que temos que nos preparar para um percurso difícil", disse Gabriel à emissora pública ZDF, acrescentando que a Europa deve se unir para defender seus interesses.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, felicitou Trump pela sua posse, mas advertiu que a soberania, o interesse nacional e a protecção dos mexicanos são primordiais.

Após repetir o juramento de 35 palavras, Trump abriu os seus braços e abraçou a sua esposa, Melania, e outros membros da sua família. Os canhões cerimoniais então dispararam as salvas.

A transição de um Presidente democrata para um republicano aconteceu perante uma multidão que incluía outros ex-mandatários, dignitários e centenas de milhares de pessoas na Esplanada Nacional.

A multidão se concentrou a oeste, em um dia frio e de chuvas ocasionais. Longe do Capitólio, activistas mascarados corriam pelas ruas quebrando janelas de uma lanchonete McDonalds, uma cafeteria do Starbucks e uma churrascaria a alguns blocos da Casa Branca. Eles carregavam bandeiras anarquistas e sinais que diziam “Juntem-se à resistência, lutem agora.”

A polícia usou spray de pimenta e perseguiu os manifestantes em uma grande avenida da cidade. Em outro local, não muito longe da Casa Branca, manifestantes também entraram em confronto com a polícia, chegando a jogar cadeiras de alumínio na porta de um café contra policiais.

Os ex-presidentes George W. Bush e Jimmy Carter estavam presentes com as suas esposas na cerimónia. O pai de Bush, ex-presidente George H.W. Bush, de 92 anos, ficou em Houston se recuperando de uma pneumonia.

O ex-presidente Bill Clinton também participou da cerimónia acompanhado de sua esposa, Hillary, que perdeu a corrida presidencial para Trump.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2jioRxF

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário