Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vaga de Calor e calor intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê tempo muito quente e húmido, com temperaturas máximas previstas em torno dos 36 e 39 graus celsius na terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de Janeiro de 2017 respectivamente, em 20 distritos das províncias de Maputo e de Gaza.

A vaga de calor, que deriva da predominância do sistema de altas pressões do Oceano Índico que está a condicionar o transporte de massas de ar quente e húmido para a região sul de Moçambique, vai ser sentida nos distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Manhiça, Marracuene, Moamba, Magude e cidades de Maputo e Matola(na província de Maputo); e também nos distritos de Bilene, Guijá, Chibuto, Mabalane, Massingir, Massagena, Chibuto, Chicualacuala, Chigubo e cidades de Chókwé e Xai-xai(na província de Gaza).

O Instituto de Meteorologia prevê que após o calor intenso seguir-se-ão aguaceiros ou chuvas moderadas (entre 20 e 30 milímetros de precipitação em 24 horas), acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas até 60 quilómetros por hora, a partir do entardecer da quarta-feira(25).

Entretanto, para esta terça-feira(24), nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas podendo ocorrer em regime moderado na província de Niassa. Vento de leste a nordeste fraco a moderado.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se céu pouco nublado com períodos de muito nublado. Aguaceiros acompanhados por vezes com trovoadas e chuvas fracas localmente moderadas em Tete e nas terras altas da Zambézia. Vento de leste a nordeste fraco a moderado.

Já para a província de Inhambane está previsto tempo quente com céu pouco nublado a limpo temporariamente muito nublado. Possibilidade de chuvas fracas localmente moderadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade Máx ºC Mín ºC
Maputo 36 25
Xai-Xai 34 24
Inhambane 32 23
Vilankulo 30 22
Beira 33 26
Chimoio 30 20
Tete 34 23
Quelimane 34 24
Nampula 33 23
Pemba 31 24
Lichinga 26 18


via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2j5rbqy

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário