Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Além de Inhambane e Gaza efeitos do ciclone Dineo poderão ser sentidos em Maputo, Nampula, ...

O ciclone Tropical Dineo, que está a fustigar a regiões costeiras das províncias de Inhambane e Gaza desloca-se em direcção ao interior da província de Inhambane a uma velocidade de 19 km/hora. A província de Gaza também deverá sentir nesta quarta-feira(15) chuva forte(mais de 150 mm/24h) acompanhada de trovoadas e ventos fortes (acima de 120 km/hora). Chuvas e ventos moderados a fortes poderão ser sentidos, a partir da noite, nas províncias de Maputo, Nampula, Sofala e Zambézia ao longo da costa e interior de Manica e Tete.

Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que "este sistema poderá influenciar o estado de tempo nos distritos de Morrumbene, Jangamo, Inharrime, Panda, Homoíne, Vilankulo, Maxixe, Massinga, Zavala, Govuro, Mabote, Funhalouro, Inhassoro e cidade de Inhambane(na província de Inhambane) e nos distritos de Mandlakazi, Xai-xai, Chibuto, Guija, Massingir, Bilene, Guijá, Chokwe , Mabalane, Massangena, Chigubo e Chicualacuala(na província de Gaza).

Os efeitos deste Ciclone de categoria 4 (chuvas em regime moderado e ventos moderados a fortes) serão também sentidos nos distritos de Magude, Manhiça, Marracuene, Moamba, Namaacha e cidades de Matola e Maputo(na província de Maputo) a partir da noite do dia 15 de Fevereiro.

Também poderão ser afectadas as províncias de Nampula, Sofala e Zambézia ao longo da costa e interior de Manica e Tete com chuvas moderadas (30 a 50mm em 24 horas) e ventos até 60Km/h, com um impacto menor, devido ao efeito conjunto do Ciclone Tropical e da Zona de Convergência Inter Tropical que favorece a grande instabilidade atmosférica.

Para a marinha o Instituto de Meteorologia alerta que o ciclone Tropical “DINEO”, "às 16 horas locais estava localizado nas coordenadas 23.4 graus sul de latitude e 36.3 graus Este de longitude, movendo-se em direcção a costa da província de Inhambane, a uma velocidade de 19 km/h). O seu centro tem a pressão de 974 Hpa".

"O INAM prevê a ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas moderadas a fortes, localmente muito fortes (acima de 150 milímetros em 24 horas) e acompanhadas de ventos com rajadas fortes, superiores a 75 nós (150 km/h), na costa e no canal de Moçambique, resultando em agitação marítima e ondas que podem atingir 6 metros no canal e ao atingir a costa criara condições para sobre elevação das águas do mar também denominado storm surge com ocorrência de ondas de 10 metros de altura na costa".



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2lhBZHD

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário