Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Chuvas e ventos moderados a fortes e ventos em Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Tete

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que devido a forte instabilidade atmosférica resultante da interacção entre massas de ar com características distintas deverão ocorrer "chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros de precipitação em 24 horas) podendo ocorrer em regime forte (mais de 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas até 60 km/h" desde este domingo(26) até terça-feira(28) nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Tete.

Paralelamente a Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos prevê que a Bacia do Limpopo continue a subir tal como as bacias do Save, Búzi e Púngoè.

"Nas próximas 72 horas prevê-se que a Bacia do Limpopo continue a registar níveis acima do alerta em Combomune com tendência a subir. Igualmente, na estação de Xai-Xai, o nível poderá continuar a subir. As bacias do Save, Búzi e Púngoè poderão continuar a registar subida de níveis hidrométricos devido ao escoamento proveniente de montante e da ocorrência de precipitação na região Centro do País. Igualmente prevê-se o risco de ocorrência de erosão e inundações urbanas nas vilas/cidades de Vilanculos, Macanga, Nova Mambome Manica e Chimoio", indica o Boletim Hidrológico Nacional deste domingo.

A precipitação e os ventos com rajadas fortes far-se-ão sentir com maior intensidade principalmente nos distritos de Massangena, Chicualacuala, Chigubo, Mabalane, Mandlakazi, Chibuto, Guijá e Cidade de Xai- Xai(na província de Gaza); nos distritos de Zavala, Inharrime, Homoine, Jangamo, Mabote, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro e Cidades de Inhambane e Maxixe(na província de Inhambane); nos distritos de Machaze, Mossurize, Macossa, Manica, Sussundenga, Guro, Gondola, Bárue e cidade de Chimoio(na província de Manica); nos distritos de Machanga, Chibabava, Búzi, Nhamatanda, Dondo, Muanza, Gorongosa, Cheringoma, Marromeu e cidade da Beira(na província de Sofala); e ainda nos distritos de Zumbu, Mágoé, Cahora Bassa e Changara(na província de Tete).

Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula está previsto céu pouco nublado com períodos de muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas localmente moderadas. Vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando,por vezes,com rajadas.

Nas província de Maputo prevê-se céu pouco nublado com períodos de muito nublado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade Máx ºC Mín ºC
Maputo 30 22
Xai-Xai 28 23
Inhambane 28 23
Vilankulo 27 22
Beira 30 25
Chimoio 27 20
Tete 35 24
Quelimane 33 26
Nampula 31 22
Pemba 31 24
Lichinga 25 16


via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2lYUa4V

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário