Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 16 de março de 2017

Partido liberal derrota Extrema-direita nas eleições na Holanda

O partido liberal VVD do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, ganhou as eleições gerais realizadas na quarta-feira em Holanda ao conseguir 32 cadeiras, segundo os resultados oficiais, com mais de 77% dos votos apurados. O Partido Pela Liberdade (PVV) do político de extrema-direita Geert Wilders obteve 19 cadeiras, empatado na segunda posição com os democratas-cristãos da CDA e os centristas do D66.

Os resultados oficiais desmentem o apontado nos últimos meses por diferentes sondagens que situavam o PVV de Wilders como a força mais votada. Rutte, líder do partido liberal de direita VVD, perde nove cadeiras, enquanto Wilders obtém quatro mais que as conseguidas nas anteriores eleições.

Esta diminuição nos resultados, segundo explicaram vários analistas à Efe, é atribuível à impopularidade das medidas de austeridade impostas por Rutte nos últimos anos.

Os grandes perdedores destas eleições são os trabalhistas do PVDA, que fazem parte da coligação que actualmente governa junto com o VVD, que descem 29 cadeiras e ficam com apenas 9 deputados.

Os grandes beneficiados destas eleições são os verdes do GroenLinks, um partido passou de quatro deputados para 15.

O partido anti-racista DENK entra pela primeira vez no parlamento com uma representação de três deputados.

Os líderes da maioria dos partidos políticos organizaram eventos ontem à noite para acompanhar os resultados eleitorais junto aos seus membros e seguidores.

No entanto, Wilders ficou fechado a maior parte da noite no seu escritório do parlamento à espera dos resultados oficiais, e saiu passado a 01.00 hora local (00.00 GMT) para reconhecer a sua derrota.

As eleições tiveram uma participação de 82%, um grande aumento face aos 74,6% das eleições precedentes.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2mwxXHM

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário