Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de março de 2017

SELO: Xingondo do centro, norte e candango do sul - Por Rabim Chiria

Um breve esclarecimento dos conceitos. O conceito xingondo é familiar para mim, mas candango não. Xingondo é um conceito implementado pelo camarada Samora Machel, não descoberto, mas sim, implementado e, designava pessoa com dons guerreiros, pessoa com bravura e coragem, ou seja, pessoa que se entrega à guerra. Porém, na zona sul de Moçambique, sobretudo na actualidade, o conceito xingondo significa pessoa oriunda da zona centro e norte do país, ou seja, indivíduo rude, boçal e selvagem, supostamente indivíduo sem cultura.

Já candango é um conceito que geralmente era usado pelos africanos para designar aos colonos, os que se achavam civilizados e superiores. Mas o conceito significa indivíduo ruim, indivíduo de má-fé, ou melhor, pessoa que revela sentimento de aversão para com o outro, ou ainda, xiconhoca.

Ora, partindo do primeiro significado do conceito “xingondo” pode-se inferir, imediatamente, que o segundo é o fruto de sentimento de aversão, de quem se acha eminente em relação ao outro, e por trás desse sentimento de aversão temos um novo atributo, o “candango”.

Ademais, se eu chamo alguém de “xingondo” só porque é oriundo da zona norte e centro, ou porque acho que é boçal, então, eu ajo de má-fé, e quem age de mal fé é movido pelo sentimento de aversão; e quem é movido pelo sentimento de aversão é “candango” e, logo quem chama o outro de “Xingondo” só porque é da zona norte e centro é candango.

Neste contexto, eu diria que o simples facto de eu chamar alguém “Xingondo”, só pela sua zona de origem, automaticamente estou a afirmar que sou “candango”. Pese embora, seja uma afirmação inconsciente, mas estou. No entanto, a tesão que permite alguém emitir esta alcunha de “xingondo”, é baptizada pelo nome de “candanguisse.” Basta emitir o “xingondo”, para auto-afirmar o “candango”.

Por Rabim Chiria



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2o9jVAW

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário