Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 10 de março de 2017

Tribunal confirma "impeachment" de presidente da Coreia do Sul; protesto tem ...

A Corte Constitucional da Coreia do Sul confirmou o "impeachment" da Presidente Park Geun-hye e a removeu em definitivo do cargo nesta sexta-feira, em decorrência de um escândalo de corrupção que envolve a mpresa Samsung e num momento de tensão crescente com a Coreia do Norte e a China.

O veredicto provocou protestos de centenas de apoiantes da Presidente, e dois manifestantes foram mortos em confrontos com a polícia do lado de fora do tribunal.

Park é a primeira líder democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser removida do cargo, em um processo que provocou meses de paralisia e crise no país devido a um escândalo que também resultou na prisão do chefe da multinacional Samsung.

Uma eleição presidencial antecipada será realizada dentro de 60 dias. Park não compareceu ao tribunal e um porta-voz disse que ela não fará comentários nem deve deixar a residência presidencial, a Casa Azul, nesta sexta-feira.

Park já estava afastada do cargo desde que teve o "impeachment" aprovado pelo Parlamento em Dezembro, mas permaneceu na residência oficial enquanto aguardava o veredicto da Corte Constitucional.

O presidente em exercício do tribunal, Lee Jung-mi, disse que Park violou a Constituição "durante seu mandato" e, apesar da objecção do Parlamento e da mídia, ela tinha escondido a verdade e reprimido seus críticos. Park, de 65 anos, nega veementemente qualquer irregularidade.

Ela agora não tem mais imunidade presidencial e pode ser alvo de denúncia criminal pelos crimes de corrupção, extorsão e abuso de poder por ter conspirado com uma amiga, Choi Soon-sil.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2n6ZTGY

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário