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quarta-feira, 12 de abril de 2017

Maputo vai receber 380 autocarros mas com perto de duas centenas paralisados

Alexandre ZerinhoO Governo da capital do país informou, nesta quarta-feira (12), que até Setembro próximo chegarão ao país pelo menos 380 novos autocarros para atenuar o sofrimento a que os citadinos da estão sujeitos nas suas deslocações diárias. O primeiro lote de 80 viaturas, doadas pela China, chegará em Junho.

Contudo, os autocarros que chegam ao país em pouco tempo avariam ou na pior das hipóteses transformam-se em sucatas. A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) é um exemplo pragmático desta situação que torna os esforços do Governo no sentido de minimizar a crise de transporte nulos.

Levi Marengula, director dos Transportes e Comunicações na Cidade de Maputo, estimou que aquela firma do Estado tem cerca de 245 autocarros, dos quais apenas 75 é que estão em circulação.

Segundo explicou, a maior parte das viaturas destinadas ao transporte público de passageiros, alocadas à urbe, é donativo e não inclui a assistência técnica de modo a garantir a sua durabilidade.

O dirigente, que falava numa conferência de imprensa sobre a “situação do transporte” em Maputo, disse ainda que, para além do problema em alusão, não existem peças sobressalentes desses mesmos carros no mercado moçambicano.

Porém, o problema poderá passar para a história com criação de uma empresa sedeada na Matola, com capacidade para garantir a “manutenção dos autocarros que vem da China (...)”.

Neste momento, o sector privado opera com cerca de 1.200 viaturas, as quais não são suficiente para satisfazer a demanda. Como solução, a capital do país precisa de um sistema integrado de transporte e criação de vias alternativas, de acordo com Levi Marengula, para quem o Governo já está a trabalhar nesse sentido.

Num outro desenvolvimento, a fonte referiu ao transporte ferroviário, tendo avançado que, todos os dias, pelo menos nove mil pessoas viajam, através deste meio, de diferentes pontos da província de Maputo para a capital.

Levi Marengula disse ainda que o projecto de construção de corredores para o rápido escoamento de autocarros, “Bus Rapid Transit” (BRT), na cidade de Maputo, e que era tido como comprometido devido à falta de financiamento, foi retomado em Fevereiro último.



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