Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Orfanato e hospital destruídos pelo ciclone Dineo: Standard Bank apoia reconstrução

O Hospital Rural de Chicuque e o Orfanato de Cambine, localizados na cidade da Maxixe e no distrito de Morrumbene, respectivamente, em Inhambane, receberam, recentemente, um apoio do Standard Bank com vista a efectuarem obras de reposição das infra-estruturas destruídas pelo ciclone Dineo, que assolou aquela província no dia 15 de Fevereiro último.

As duas instituições receberam, cada uma, um cheque no valor de 400 mil meticais, que servirão para repor os danos causados pelo ciclone, e, por via disso, ajudar o hospital e o orfanato a retomarem o seu funcionamento normal.

De acordo com Jair Ismael, gerente do balcão do Standard Bank da Maxixe, este apoio faz parte de um conjunto de acções de solidariedade que o banco está a levar a cabo naquele ponto da província de Inhambane, cujo início foi marcado pela entrega de um cheque de 1.200.000 meticais ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

“Os danos causados pelo ciclone Dineo são, até hoje, visíveis, havendo registo de casos de famílias que ficaram sem abrigo, instituições com infra-estruturas parcial ou totalmente destruídas, etc. Face a este triste cenário, o Standard Bank não podia ficar indiferente e está aqui para estender a sua mão sempre que necessário”, explicou Jair Ismael.

Com este apoio, o Standard Bank espera minorar o impacto causado pelo ciclone Dineo não só nas instituições beneficiárias, mas também na vida das comunidades.

O Hospital Rural de Chicuque viu a sua capacidade de atendimento reduzida em resultado dos efeitos daquele fenómeno natural. Conforme explicou a respectiva directora clínica, Idália Machave, os danos foram grandes, sendo as principais áreas afectadas o bloco de consultas, o armazém de material médico-cirúrgico, o depósito da farmácia, os balneários, para além das residências do pessoal médico. É neste sentido que Idália Machave olha para este gesto como “um contributo que vai ajudar o hospital a reerguer-se e a melhorar o atendimento aos doentes não só da Maxixe, mas também de outros pontos da província de Inhambane”.

O Hospital Rural de Chicuque é uma unidade sanitária de referência na região, com uma capacidade de internamento de 154 camas e possui enfermarias de pediatria, medicina, cirurgia e uma maternidade, serviços de ginecologia, para além de um bloco de consultas externas. Por seu turno, Maravilha Pondzole, directora do Orfanato de Cambine, disse “que o valor oferecido pelo Standard Bank será aplicado na compra de chapas de zinco, barrotes e cimento para a reposição da cobertura de dois dormitórios, refeitório, armazém e cozinha”.

“Esta ajuda vai ser muito útil. Temos muita coisa por recuperar e com este gesto do Standard Bank temos meio caminho andado”, considerou a directora do Orfanato, que alberga 49 crianças e 18 jovens, que, para além de estudar, desenvolvem actividades extra-curriculares tais como agricultura, pecuária, marcenaria, desporto, etc.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2pcoafS

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário