Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Pergunta a Tina: Gostaria de saber, como posso conhecer/saber calcular o meu período fértil?

Olá mana Tina. Como está? Gostaria de saber, como posso conhecer/saber calcular o meu período fértil, pois a minha menstruação não é regular. Bjs

Olá querida mana. Quando a menstruação é irregular, fica mais difícil determinar o período fértil, mas há maneiras de fazer o cálculo aproximado. Para isso, é preciso tomar nota do dia do início de cada período menstrual e contar o número de dias entre cada um desses inícios, durante três meses.

Por exemplo, vamos supor que entre o início de um fluxo menstrual e o início do seguinte decorreram 32 dias; no mês seguinte, decorreram 35 dias; e no terceiro mês, decorreram 30 dias. A média dos três meses será 32+35+30 = 97 a dividir por 3, o que dá 32 dias. Então, o dia da ovulação deverá ser a meio, ou seja, no 16º dia. Portanto, o período fértil deverá ser entre três dias antes e três dias depois, ou seja, aproximadamente entre o 13º e o 19º dia depois do início da menstruação.

O período fértil também pode ser detectado por sintomas que a própria mulher pode notar. Por exemplo, neste período é habitual a presença de um líquido vaginal transparente, semelhante a clara de ovo crua. No período fértil também costuma haver aumento do desejo sexual, e eventualmente irritabilidade fácil e instabilidade emocional. Neste período também se regista um ligeiro aumento da temperatura corporal, na ordem dos 0,5ºC, que pode ser controlada e registada diariamente com um termómetro logo ao acordar, antes de se levantar da cama.

Também há mulheres que, no dia da ovulação, sentem uma dor cólica no baixo ventre que desaparece espontaneamente. Também existe o chamado teste de ovulação que qualquer pessoa pode fazer em casa. Este permite determinar o período fértil através de um exame da urina. Infelizmente, nas nossas farmácias ainda não se encontram estes testes, mas podem ser adquiridos na África do Sul.

Finalmente, lembrar que um ciclo irregular pode muito facilmente ser regularizado tomando a pílula anti-conceptiva.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2oHKe1P

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário